Prévia do PIB fica estável em abril, após 15 quedas seguidas, diz BC

Prévia do PIB fica estável em abril, após 15 quedas seguidas, diz BC

pib instávelFuncionários da Lupatech, produtora de equipamentos indO indicador é uma maneira de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajudar o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros)
Depois de 15 meses seguidos em queda, a atividade econômica ficou praticamente estável em abril. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB),teve ligeira alta de 0,03% em abril em relação à março de acordo com dados dessazonalizados (ajustado para o período), divulgados nesta quinta-feira pelo BC.

Analistas consultados pela Reuters projetavam avanço de 0,30% na comparação mensal, segundo a mediana das projeções.

Na mesma série, em relação ao mesmo mês de 2015, a queda foi de 5,75%. A atividade econômica registrou retração de 5,35% em 12 meses, encerrados em abril, e de 6,46% no ano.

O indicador é uma maneira de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajudar o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia (indústria, comércio e serviços e agropecuária), além do volume de impostos.

(Da redação)