Primeira FliCabedelo traz escritores nacionais e prevê público de mais de 7 mil pessoas - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Primeira FliCabedelo traz escritores nacionais e prevê público de mais de 7 mil pessoas

primeira FLI CAGEDELOprimeira FLI CAGEDELOprimeira FLI CAGEDELOA realização da Primeira Festa Literária de Cabedelo (FliCabedelo) está confirmada. O evento acontece de 18 a 22 de março, na Fortaleza de Santa Catarina, um dos cartões postais de Cabedelo, município que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa. O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, além do teatrólogo Altimar Pimentel (in memorian) e a contadora de história Tia Beta (in memorian) são os homenageados. Mais de 20 escritores locais e nacionais participarão do encontro. A iniciativa é da Bora Ali Produções, Consultoria & Eventos, em parceria com o Instituto Casa de Autores, de Brasília (DF). A entrada é gratuita.

 

O tema da primeira edição da Festa Literária de Cabedelo é “Literatura, Rio e Mar”, celebrando o rio, com seu papel histórico, e o mar, com sua função econômica e turística. Entre os convidados da FliCabedelo está o premiado cineasta paraibano Vladimir Carvalho. A cantora e compositora Cátia de França, além do Quinteto da Paraíba também já estão confirmados na programação musical.

 

Durante cinco dias, os visitantes terão acesso a variadas atividades como contação de história, teatro, bate-papos com autores, mesas-redondas, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, debates e shows. O evento conta ainda com o apoio da Antares Comunicação, Livraria da Usina Cultural da Energisa, Arq-i Arquitetura e Iluminação e da Prefeitura de Cabedelo.

 

A diretora da Bora Ali Produções, Consultoria & Eventos, Alessandra Lontra, destaca que a FliCabedelo prevê a participação de um público de mais de 7 mil pessoas. “Certamente, atingiremos essa marca de visitantes porque já fechamos acordo com a Prefeitura e Secretaria de Educação de Cabedelo, garantindo a presença dos alunos das escolas públicas do município. Alunos e professores participarão das atividades. Na parte da noite, os shows e atividades literárias serão voltados ao público adulto”, diz.

 

Como ressalta a coordenadora pedagógica da FliCabedelo e membro da Casa de Autores, Tatiana Oliveira, que está em visita à Cabedelo para fechar os últimos detalhes, a Festa Literária vai colocar a Paraíba no circuito dos principais eventos de literatura do País. “A Paraíba possui uma cultura riquíssima e diversificada. Esse evento será o espaço propício para integrar a literatura nacional e a cultura local. Acreditamos que é um grande incentivo à cultura e ao turismo”, afirma. “Já confirmamos a participação de autores de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Todos os homenageados são locais, porque fizemos questão de homenagear os talentos da terra”, acrescenta.primeira FLI CAGEDELO

 

Estímulo à leitura – a Festa Literária de Cabedelo foi pensada dentro das diretrizes da educação proposta pelo Governo Federal. Uma das metas desse planejamento é formar crianças leitoras. Dentro dessa filosofia, destacamos as atividades de interação entre o público, autores e ilustradores, que estão na programação, a exemplo dos bate-papos. Para garantir a democratização desse acesso, a coordenação da FliCabedelo já fechou parceria com as escolas públicas.

 

Além de participar das atividades que estão na programação, os estudantes receberão, previamente, livros dos autores. “Nosso foco é a cultura, leitura e livro”, enfatiza Tatiana Oliveira. “Queremos incentivar a vocação literária da criançada, aproximando-as do universo da leitura e da escrita”, completa.primeira FLI CAGEDELO

 

A FliCabedelo será direcionada também às escolas particulares de Cabedelo e João Pessoa. Os colégios interessados precisam apenas fazer o agendamento prévio. O público em geral também pode participar das atividades previstas na programação.

 

Quem responde pela curadoria da Festa Literária de Cabedelo é a escritora e presidente do Instituto Casa de Autores de Brasília (DF), Iris Borges. A coordenação cultural está sob a responsabilidade da também escritora e especialista em mediação de leitura Elba Gomes.

 

Contato/ Assessoria de Imprensa

Cecília Noronha – (83) 88846611 – OI / (83) 99893829 – TIM

E-mail: festaliteraria.flicabedelo@gmail.com

 

Veja abaixo a relação dos escritores e convidados já confirmados:

 

CONVIDADOS NACIONAIS

Bia Hetzel

Mariana Massarani

Eraldo Miranda

Celso Sisto

Vladimir Carvalho

ESCRITORES

Alexandre Santos Lobão

Álvaro Modernell

Angélica Rodrigues

Clara Arreguy

Clara Rosa Gomes

Dad Squarisi

Elba Gomes

Iris Borges

Liduína Bartholo

Lucília Garcez

Maria Célia Madureira

Rogério Olegário

Raquel Gonçalves

Nurit Bensusan

Rosangela Vieira Rocha

Tatiana Oliveira

Vera Lúcia Dias

ESCRITORES E PROPRIETÁRIOS DA FRANCO EDITORA (MG)

Fernando Franco

Marta Gusmão

 

 

 

Bora Ali Produções, Consultoria & Eventos

 

Rua Antônio Júnior, 81, salas 101 e 102 – Miramar – João Pessoa – PB – CEP: 58.032-090

 

Telefone: (83) 3022-0121