Problema no Windows está causando defeito em computadores do Brasil

20130411165348_03Os brasileiros foram os únicos atingidos pela falha causada na atualização de segurança KB2823324, do Windows 7, segundo a Microsoft.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 10. Em comunicado, a companhia confirma o contratempo e diz que “o problema está isolado no Brasil.”

“Estamos cientes que alguns clientes estão tendo dificuldades depois de aplicar a atualização de segurança KB2823324 ao Windows 7”, afirma a empresa.

O comunicado dá a entender que a empresa trabalha para solucionar a questão, mas não tem uma resposta por enquanto. “Estamos trabalhando ativamente para resolver o problema. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isto possa causar aos clientes”.

A falha, que impede a inicialização do sistema, compromete principalmente os computadores de 32 bits, mas alguns usuários de 64 bits também estão reclamando.

Recomenda-se que as pessoas desativem a atualização automática do Windows 7 para evitar este transtorno. Caso o computador já esteja com o pacote instalado, a opção é tentar iniciá-lo apertando a tecla F8 e tentar utilizar um Ponto de Restauração do Windows. Para isso, será necessário ter um disco de boot do sistema operacional.

Veja como recuperar um PC afetado pela atualização KB2823324 do Windows 7

Não é preciso “formatar” a máquina e recomeçar do zero. Siga estes passos para ter seu PC de volta em alguns minutos.

Uma atualização do Windows 7 (chamada KB2823324) lançada nesta terça-feira pela Microsoft está causando dores de cabeça a muitos usuários. Após sua instalação várias máquinas estão mostrando telas azuis durante a inicialização do sistema ou entram em um “loop infinito” onde a máquina reinicia continuamente antes de completar o boot. Ou seja, fica impossível usar o PC, já que o sistema operacional não é carregado.

Mas não se desespere: é possível recuperar um PC afetado pelo problema sem ter de formatar o HD e reinstalar o sistema do zero. Basta seguir nossas instruções neste artigo.

Quem é afetado?

O problema afeta máquinas rodando uma versão de 32-Bits do Windows 7 (x86). Máquinas com uma versão de 64-Bits (x64) ou o Windows 8 estão imunes. Para saber qual a versão de seu Windows, abra o Painel de Controle (clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle) e clique em Sistema e Segurança / Sistema. Olhe o campo “Tipo de sistema:”. Se disser “Sistema operacional de 64 Bits”, seu PC não será afetado.

Se você tem um PC com sistema Windows 7 de 32 Bits e ainda não instalou as últimas atualizações do Windows, pode evitar todo o problema ignorando a atualização defeituosa. Consulte a seção “Evitando a atualização” logo abaixo. Como resolvo o problema?

Se sua máquina foi afetada pelo problema, há algumas soluções possíveis. Uma delas é usar um ponto de restauração do sistema para reverter o Windows ao estado que tinha antes da atualização. Faça o seguinte:

1) Reinicie o computador e antes mesmo do Windows carregar tecle F8 para acessar o menu de Inicialização avançada.

2) Escolha a opção Reparar seu computador

3) Selecione o idioma e tipo de teclado, e clique em Avançar

4) Clique na opção Restauração do sistema

5) Clique em Avançar

6) Surgirá uma lista com os pontos de restauração disponíveis, indicados por data e hora. Escolha o mais recente e clique em Avançar

7) Clique em Concluir. Se surgir um aviso dizendo que a restauração não poderá ser interrompida e perguntando se você deseja continuar, clique em Sim.

8) Aguarde. Ao fim do processo seu PC mostrará uma mensagem de erro. Não se assuste, pois isso é esperado. Apenas clique em Fechar.

9) Seu computador irá reiniciar e executar uma verificação de disco. Deixe ela prosseguir até o final.

10) Pronto, agora o Windows deverá ser carregado normalmente. Se surgir uma mensagem dizendo que a restauração do sistema foi concluída com êxito, clique em Fechar.

Método alternativo – Caso um ponto de restauração do sistema não esteja disponível, ainda há uma possibilidade de recuperar a máquina usando um comando no terminal. Siga os passos anteriores até o item 3, e a seguir faça:

4) Clique em Prompt de Comando

5) Digite o comando abaixo, seguido de Enter no final:

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

Se o resultado for uma mensagem de erro, experimente trocar o C: no comando por D:

Evitando a atualização – Se você recuperar sua máquina a partir de um ponto de restauração do sistema, é provável que o Windows tente instalar a atualização problemática novamente. Para evitar que isso aconteça. Faça o seguinte:

1) Abra o Painel de Controle (clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle) e clique no itemWindows Update.

2) Clique em Procurar atualizações no menu no lado esquerdo da janela

3) O Windows irá avisar de que “X atualizações importantes estão disponíveis” (o número exato varia de máquina para máquina). Clique nesse link para ver a lista das atualizações

4) Encontre o item Atualização de segurança do Windows 7 (KB2823324) e desmarque-o. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione o item Ocultar atualização, para que ela nunca mais seja sugerida.

5) Pronto, agora você pode instalar o restante das atualizações em seu PC sem medo.

MaisPB com Olhar Digital e PC World