Milhares de fiéis participam da Procissão em homenagem a São Sebastião, no Rio de Janeiro

Procissão de São Sebastião começa com a participação de milhares de fiéis

procissão são sebastiãoProcissão reúne milhares de fiéis pelas ruas da cidade 

RIO – Milhares de fiéis participam nesta terça-feira da Procissão em homenagem a São Sebastião, padreiro da cidade do Rio de Janeiro. Pela primeira vez em 15 anos, a imagem do santo deixou a Paróquia de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca. A procissão seguiu até a Catedral Metropolitana do Rio, no Centro, por volta das 18h. A estátua restaurada do padroeiro da cidade foi posta sobre um palco instalado em frente à catedral. Alí, as atrizes Glória Pires, Cissa Guimarães e Rosa Maria Murtinho leram trechos de poesias. Neste momento, dom Orani Tempesta celebra uma missa para milhares de fiéis que participam dos festejos.

Na Catedral Metropolitana, será encenada uma versão inédita do Auto de São Sebastião, em formato de musical. Vinte atores e oito bailarinos interpretarão personagens históricos. Após o auto, o arcebispo celebrará uma missa solene.

Com 90 centímetros e 11 quilos, a estátua, uma das relíquias históricas da fundação da cidade passou por uma restauração que durou quase nove meses e confirmou a autenticidade do objeto, que é do século XVI. Dez camadas de tinta foram retiradas até chegar às cores originais, mais escuras do que as que o santo exibe atualmente. Os olhos, por exemplo, que foram pintados de azul, voltaram a ser castanhos.

A restauração, que foi paga com doações de fiéis, revelou detalhes do umbigo e da costela do santo, que haviam desaparecido debaixo das camadas de tinta. Segundo a assessoria da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a réplica também voltará a exibir as cores originais da imagem.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO PARA PROCISSÃO

Para garantir a segurança dos fiéis, um esquema especial de trânsito foi montado pela CET-Rio. Nesta terça-feira, o tráfego de veículos será interditado nas seguintes vias: Avenida República do Chile, entre a Rua do Lavradio e a Rua Senador Dantas, pista sentido Avenida Rio Branco; entre a Avenida Rio Branco e a Rua do Lavradio, pista oposta; até 1h de quarta-feira.

A partir das 15h30m e até o final da procissão, serão fechadas a Rua Haddock Lobo, no trecho entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Estácio de Sá; Travessa Rio Comprido, em toda a extensão; Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Rua Barão de Itapagipe e a Rua Haddock Lobo; e Rua Haddock Lobo, em frente ao número 266, em meia pista de rolamento.

Das 16h às 17h30m, os bloqueios afetarão a Rua Haddock Lobo, número 266 (concentração), Largo do Estácio, Rua Estácio de Sá, Praça Reverendo Álvaro Reis, Rua Frei Caneca, Túnel Martins de Sá, Avenida Henrique Valadares, Praça Cruz Vermelha, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação e meia pista da Avenida República do Chile.

 

O Globo