Professores de Santa Rita recebem formação continuada do Pnaic

Professores de Santa Rita recebem formação continuada do Pnaic

professores formação continuadaMais de 170 professores da rede municipal de ensino de Santa Rita participam neste sábado (17) da terceira etapa do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Essa iniciativa, que visa alfabetizar alunos do ensino fundamental, beneficiará mais de 4.000 mil crianças com até oito anos de idade, em todo o município.

A coordenadora do Pnaic em Santa Rita, Eliane Santos esclarece que esse é um programa de incentivo à alfabetização na idade certa, que pretende reverter os índices alarmantes de analfabetismo na infância.

O programa realizará seis encontros, abordando temas específicos como interdisciplinaridade e inclusão, além de conteúdos que possam ser trabalhados de acordo com a realidade de cada aluno. Hoje, seis turmas, totalizando mais de 170 professores-alfabetizadores, concluíram a terceira etapa da formação continuada. O próximo encontro será realizado em novembro.

Nesta terceira etapa, foram resgatadas as brincadeiras populares e a ludicidade no ambiente de escolarização. Segundo Eliane Santos, muitas crianças do ensino fundamental de Santa Rita são carentes e não têm acesso a brinquedos. Por isso, procurou-se nesse encontro resgatar a sucata e buscar compreender o que é o brinquedo na visão dos alunos. “Queremos que esse ‘brincar’ produza um aprendizado. Esse programa é de bastante relevância para o município, pois o professor que participa desta formação tem o compromisso de levar o que aprendeu aqui para a sala de aula”.

Em 2015, a cidade de Santa Rita completa quatro anos participando do programa. Todo o ano essa formação é oferecida aos professores do Ensino Fundamental, apresentando sempre novos conteúdos e novas visões. Para incentivar uma maior participação, cada professor recebe uma bolsa de duzentos reais, além de material didático que será utilizado durante o curso.

De acordo com Rosângela de Medeiros, orientadora do Pnaic, este ano a formação tem como tema a Interdisciplinaridade no Ciclo da Alfabetização, com a missão de desenvolver trabalhos pedagógicos com um olhar multidisciplinar.

Para o professor Erick Jansen, o Pnaic é um curso inovador, que proporciona diferentes conceitos e métodos de como melhor alfabetizar os alunos. “Podemos trabalhar o assunto em diversas áreas. Por exemplo, temos o tema alimentos, essa temática pode ser explorada em várias disciplinas, como português, matemática, ciências etc. Já comecei a implantar essa nova didática, obtendo uma resposta positiva dos meus alunos. Isso é só o começo. Queremos desenvolver, cada vez mais, esse projeto em sala de aula”, finaliza.

A prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Educação, também está dando todo aparato logístico aos professores, formadores e coordenadores que estão participando do curso, fornecendo café da manhã, coffee break, almoço e translado.