Projeto prevê passagens de ônibus pela metade nos domingos e feriados em João Pessoa

hELTON rENE DOISO vereador Helton Renê (PP) encaminhou à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um projeto de lei que prevê a implantação da tarifa social aos domingos e feriados oficiais para usuários de transporte coletivo urbano. De acordo com o projeto, o valor da passagem deverá ser reduzido em 50% da tarifa integral cobrada pelas empresas de transporte coletivo durante a semana.

Segundo o parlamentar, trata-se de um incentivo para que a população carente possa fazer uso do transporte público nos finais de semana e, além disso, o projeto promove o debate sobre a problemática da mobilidade urbana e sobre questões ambientais em João Pessoa, principalmente em relação ao crescimento da frota de veículos.

A facilidade de financiamento de automóveis que encontramos hoje, bem como as altas tarifas no transporte público brasileiro vêm favorecendo o número desordenado de automóveis nas ruas das grandes cidades, reflexos que já podemos perceber no município de João Pessoa. Esse projeto foi criado com o objetivo de incentivar o uso dos coletivos, permitindo que as famílias de nossa cidade façam uso desse transporte, numa tentativa de diminuir os danos causados ao meio ambiente por parte dos automóveis. Acredito, ainda, que se trata de uma oportunidade para a população carente, de apreciar pontos turísticos da nossa cidade, o que traria um aumento no fluxo de passageiros, evitando prejuízo financeiro aos empresários do ramo”, justificou o parlamentar.

Vereador quer fixação de lixeiras em todos os ônibus de JP

Ainda na tentativa de melhorar as condições dos transportes coletivos da Capital paraibana, Helton Renê enviou à CMJP outro projeto de lei que determina a fixação de lixeiras em todos os veículos da frota das empresas detentoras da concessão do serviço em João Pessoa.

Essa medida é uma tentativa de manter a aparência das vias públicas de nossa cidade, diminuindo ainda o investimento em limpeza. Verificamos que o lixo jogado fora dos transportes públicos causa entupimento das galerias e esgotos, causando grande transtorno à população, principalmente em épocas chuvosas”, justificou o parlamentar.

Os projetos seguiram para análise nas devidas comissões da CMJP e aguardam parecer para serem então votados e encaminhados ao gabinete do prefeito Luciano Cartaxo (PT).

Da assessoria do vereador (Diva Monteiro)