João Pessoa 25/03/2019

Início » Notícias » Proposta de prevenção à lavagem de dinheiro será submetida a consulta pública

Proposta de prevenção à lavagem de dinheiro será submetida a consulta pública

Consulta durará 60 dias

Banco Central busca melhorar eficiência de políticas de prevenção à lavagem de dinheiroAgência Brasil

O BC (Banco Central) submeteu uma proposta de regulação de prevenção à lavagem de dinheiro a consulta pública por 60 dias. Leia a íntegra do edital.

O objetivo é aumentar a eficiência e a aplicação de inteligência adotadas pelas instituições reguladas na prevenção contra a utilização do sistema financeiro para a prática de crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Com isso, o modelo de abordagem interna de risco das instituições deve se aperfeiçoar e alinhar a regulação brasileira às mais recentes recomendações do GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional).

O GAFI é uma organização intergovernamental criada para desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate a práticas criminosas financeiras.

Segundo o BC, com uma avaliação mais adequada, as instituições poderão implementar controles mais rigorosos para as situações de maior risco.

“A proposta passa a exigir que as instituições adotem procedimentos compatíveis com o grau de exposição ao risco de lavagem de dinheiro, especialmente considerando o perfil dos clientes, dos produtos, dos funcionários, dos parceiros e dos prestadores de serviços terceirizados, que deverão ser classificados em categorias de risco”, diz a nota do BC.

Poder360