PSD Mulher reúne militância e destaca ações da gestão Cartaxo

psd mulherO núcleo PSD Mulher de João Pessoa deu início às suas atividades com um evento realizado no sábado (14), no Centro, que teve como marca a intensa participação popular, com a presença maciça de lideranças femininas e militantes que representaram todas as regiões da cidade. No encontro, houve destaque para as políticas desenvolvidas pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que têm assegurado uma série de avanços dos direitos das mulheres pessoenses.

Um dos pontos mais exaltados foi a educação. Com o aumento no número de vagas e no investimento em um novo padrão de qualidade das creches, milhares de mães agora se sentem à vontade para deixar seus filhos em um local seguro e confortável, para que elas possam buscar um espaço no mercado de trabalho. “Quando eu era vereador, o caminho que alguém tinha que percorrer para garantir uma vaga em uma creche era a Justiça. Nós tivemos essa sensibilidade de triplicar o número de vagas. E toda creche que a gente faz já conta com um berçário. Também precisamos recuperar as creches, que reuniam as condições adequadas para receber as crianças da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo.

“A educação infantil está sendo transformada. Havia mais de dez anos que não se abria uma vaga de berçário. Como é que as mulheres poderiam trabalhar? É ou não é um partido que pensa nas mulheres?”, questionou a primeira-dama Maísa Cartaxo, coordenadora do PSD Mulher em João Pessoa. “A mulher hoje trabalha. Nós precisamos trabalhar. Já são 32 creches, oito mil novas vagas. São cinco refeições por dia para as crianças. Isso é trabalho e coragem”, complementou a vereadora e vice-presidente do PSD na capital, Raíssa Lacerda.

A habitação também contou com um destaque especial. Até aqui já foram mais de três mil casas populares entregues e, até o final de agosto, o número deve crescer para sete mil unidades. As mulheres têm sido privilegiadas na hora da escolha dos agraciados.

O prefeito Luciano Cartaxo lembrou que os residenciais entregues pela Prefeitura contam com um planejamento que envolve outros equipamentos importantes para as mulheres e para as famílias em geral. “Quando a gente entrega um apartamento, a gente já entregou a creche, a escola, o PSF, a Academia de Saúde. Isso é política pública bem definida, é valorização das mulheres, das crianças, das famílias de João Pessoa”, declarou.

A secretária da Mulher, Adriana Urquiza, fez um resumo de diversas ações que a gestão tem realizado, entre elas o primeiro consultório ginecológico para mulheres portadoras de necessidades especiais, o consultório médico para mulheres vítimas de violência, a linha de crédito Mulher Cidadã, do Banco Cidadão, o Parada Segura, em que as mulheres têm o direito de solicitar o desembarque nos ônibus, após 22h, no local onde elas quiserem. Adriana conclamou uma participação cada vez maior das mulheres, a fim de ampliar o raio de ação da gestão.

Coube ao deputado federal e presidente estadual do PSD, Rômulo Gouveia, falar sobre a importante e numerosa representação das mulheres na gestão da Prefeitura de João Pessoa e do próprio partido. “O engajamento das mulheres é fundamental no processo político. Aqui em João Pessoa esse engajamento é muito natural. A educação hoje é respeitada e é uma mulher, Edilma, que comanda essa política. Na habitação, serão entregues mais de 7 mil casas até agosto e é outra mulher, Socorro, que comanda esse processo. E há tantas outras que estão engajadas na gestão, executando as ações da Prefeitura, nas creches, no artesanato, na Saúde, na assistência social”, avaliou Rômulo.