PT é o partido preferido dos eleitores brasileiros

Lula disse apoiar a convocação de eleições diretas

O PT é o partido coma maior popularidade entre a população, apontam dados de uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (25). Segundo o levantamento, 18% dos entrevistados têm preferência pela legenda dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O PSDB do senador Aécio Neves e O PMDB do presidente Michel Temer aparecem empatados na segunda posição, com 5% do eleitorado. Além dos três partidos, apenas o PSOL, o PV e o PDT pontuaram na pesquisa, aparecendo com 1% cada um.

A maioria dos entrevistados, porém, não é particularmente simpática a nenhum partido: 59% disseram que não preferência alguma.

A popularidade do PT é a maior desde a segunda posse da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo a Folha de S.Paulo, o partido foi líder isolado na preferência do eleitorado de 2000 até junho de 2015, quando empatou com tecnicamente com o PSDB: naquele ano, 11% dos eleitores apoiava o PT, enquanto os tucanos tinha a simpatia de 9% – como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, foi um empate.

Após o impeachment de Dilma, o PT amargava 9% da popularidade do eleitorado, mas em maio deste ano voltou a 15%.

O mesmo levantamento, realizado entre quarta (21) e sexta (23), apontou que o presidente Michel Temer tem a pior popularidade para um chefe do executivo .