Economia

PF prendeu o novo superintendente da Conab do Paraná em 2013

Valmor Bordin, novo superintendente da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) do Paraná, foi preso pela Polícia Federal (PF) durante o governo Dilma Rousseff, em 2013. Ele tomou posse para o novo cargo na sexta-feira 19.

O novo superintendente também fazia parte dos quadros da Conab, quando foi preso pela PF em 2013. Naquele ano, ele ocupava o cargo de gerente de operações da unidade e acabou sendo detido na órbita da operação Agro Fantasma.

Na época, a operação levou ao afastamento de toda a cúpula regional paranaense da estatal. Depois da ação da PF, até mesmo Luiz Carlos Vissoci, então superintendente da Conab do Paraná, perdeu o cargo.

A operação Agro Fantasma investigou o desvio de dinheiro no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Outras 21 unidades da companhia estavam na mira dos policiais.

Somente no Paraná, PAA movimentou R$ 300 milhões em 2013. Em todo o país, a cifra chegou a R$ 1,2 bilhão.

Criada em 2002, a iniciativa permitia que governos locais (como prefeituras) façam o chamamento público para aquisição de comida produzida pela agricultura familiar. Em 2021, o governo Bolsonaro alterou o nome para Programa Alimenta Brasil.

Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo