Reforma do sistema de saúde entrará em vigor, promete Obama - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Reforma do sistema de saúde entrará em vigor, promete Obama

OBAMA-STATEMENTPoucas horas antes do início do novo ano fiscal nos Estados Unidos, Barack Obama alertou os republicanos sobre o risco de paralisia do país caso o orçamento não seja aprovado. O presidente norte-americano também disse que a reforma do sistema de saúde será implementada a partir dessa terça-feira, como previsto, independentemente do bloqueio da oposição. Chefe de Estado ainda acredita em uma possível mudança de última hora.

 Logo após os senadores norte-americanos, de maioria democrata, terem derrubado a proposta da Câmara, dominada pelos republicanos, para implementar um orçamento provisório, o presidente Barack Obama fez um pronunciamento para alertar os responsáveis políticos do risco da decisão. “Essa paralisia vai bloquear as engrenagens de nossa economia no momento em que ela começava a deslanchar”, disse o chefe de Estado. “O tempo está passando. Eu ainda tenho a esperança de que, mais uma vez, no último minuto, o Congresso, e principalmente a Câmara, agirão corretamente”, completou.

Obama também ressaltou novamente a importância da reforma do sistema de saúde norte-americano, obstáculo central no debate sobre o orçamento público dos Estados Unidos. Segundo o presidente, o projeto será implementado nessa terça-feira, independentemente da tentativa de bloqueio dos republicanos. “Que fique bem claro : a reforma do seguro-saúde continuará sendo aplicada, qualquer que seja a decisão do Congresso”.

Conhecido como “Obamacare”, o programa é uma das promessas de campanha do chefe de Estado, que visa garantir o acesso à saúde a dezenas de milhões de americanos que não têm nenhum tipo de plano de assistência médica.

 

 Notícias Online