João Pessoa 13/12/2018

Início » Mundo » Reino Unido e União Europeia atingem consenso sobre texto final do Brexit

Reino Unido e União Europeia atingem consenso sobre texto final do Brexit

Agora, May deve conversar com ministros do governo antes de prosseguir com a aprovação do acordoCrédito/Tiocfaidh

Mais de 1 ano após o início das negociações do Brexit, o Reino Unido e a União Europeia chegaram a 1 consenso sobre o texto do acordo nesta 3ª feira (13.nov.2018), em Bruxelas. As informações são da BBC.

Os detalhes do rascunho final não foram especificados, mas especula-se que o documento contenha em torno de 500 páginas e determine 1 período de transição de 21 meses a partir de 29 de março de 2019 para a saída definitiva dos britânicos.

A data marca o limite para a aprovação do Brexit nos parlamentos do Reino Unido e da União Europeia.

Agora, a primeira-ministra Theresa May deve reunir-se com integrantes do gabinete de governo para discutir os termos do acordo antes de prosseguir para a votação.

A resolução recebeu críticas de partidários mais radicais do Brexit, como o deputado conservador Boris Johnson. O parlamentar afirmou que o rascunho do acordo era “inaceitável para qualquer um que acredite na democracia” e que manteria o Reino Unido sob o controle da UE.

O líder da oposição, Jeremy Corbyn, mostrou-se cético ao sucesso do acordo devido à “natureza das negociações“.

Já Julian Smith, 1 dos líderes do Partido Conservador, demonstrou confiança de que a Câmara dos Comuns aprovaria o texto final.

O principal ponto de inflexão da extensa negociação entre as partes foi a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte, que compõe o Reino Unido, e a Irlanda, país-membro da União Europeia.

A delimitação territorial envolve acordos de livre comércio, trânsito de pessoas e 1 histórico de violência entre as duas nações.