Renault anuncia investimento de 740 milhões de reais no Brasil

Renourd anuncia investimentoA montadora Renault anunciou nesta quinta-feira (17) que investirá 240 milhões de euros, cerca de 750 milhões de reais, para desenvolver a sua produção no Brasil, o segundo maior mercado da empresa no mundo depois da França.

A empresa vai investir 500 milhões de reais no período entre 2014 e 2019 para produzir novos modelos na fábrica de São José dos Pinhais, próximo a Curitiba (PR). Outros 240 milhões serão aplicados ao longo dos próximos 10 anos para financiar um novo centro logístico destinado à rede de concessionárias do Brasil e dos mercados vizinhos da América Latina. A abertura deste centro está prevista para o segundo semestre de 2015.

Crescimento nos países emergentes

Até 2016, os componentes fabricados no Brasil, Índia e Rússia já deverão representar 80% do valor dos carros da Renault-Nissan, a parceria entre a empresa francesa com a japonesa Nissan. Motores, autopeças e lataria deverão ser produzidos localmente pela própria montadora ou seus parceiros industriais nestes países.

Tanto a Renault quanto a Nissan são dirigidas pelo franco-brasileiro Carlos Ghosn. A empresa japonesa inaugurou na terça (15) uma fábrica em Resende, no estado do Rio, com capacidade de produzir 200 mil carros por ano. Foram investidos 2,6 bilhões de reais nas instalações que vão produzir carros e motores.
Noticiário Internacional