Réveillon de João Pessoa altera trânsito na orla urbana - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Réveillon de João Pessoa altera trânsito na orla urbana

MUDANÇASQuem vai aproveitar a chegada de 2014 nas praias urbanas de João Pessoa deve ficar atento às mudanças no esquema de trânsito. Já a partir das 7h (horário local) será proibido estacionar na na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a José Augusto Trindade.

À tarde, a partir das 16h, o acesso à beira mar será exclusivo para pedestres. As informações são da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), que vai ter 110 agentes de mobilidade fiscalizando o trânsito, orientando os condutores sobre as mudanças do tráfego e indicando as rotas alternativas.

Além disso, o trecho da Avenida Beira Rio entre o girador de acesso ao Altiplano e a praia terá o fluxo alterado, com as quatro faixas funcionando no sentido Centro/Praia. Para quem precisa fazer o trajeto na direção do Centro, a opção é a avenida Cairu, que é paralela à Beira Rio, que vai formar um binário.

A Semob orienta que os motoristas que moram na Zona Sul e que pretendem utilizar a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, trafeguem pelas duas ladeiras da barreira até a rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira), evitando congestionamento no final da Avenida Beira Rio. Já as ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência.

Com a interdição de algumas ruas, o órgão também orienta que os motoristas evitem circular próximo às áreas interditadas. O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de moradores, polícia, busca e salvamento (Corpo de Bombeiros e ambulâncias), fiscalização de trânsito e transporte e veículos de apoio ao evento.

Durante a madrugada, com a proximidade do término do show promovido pela PMJP, o trânsito será invertido em algumas ruas para facilitar o retorno da população às suas casas, aumentando a oferta de trajetos da praia para o Centro.

Serviços
Na rua Índio Arabutan, próxima à avenida Almirante Tamandaré (Hotel Xenius), a população terá à disposição um Centro de Ações Integradas. No local estarão instalados os órgãos envolvidos na organização e apoio ao evento do Réveillon (Samu, Guarda Municipal, Polícia Militar, Semob, Bombeiros, Seinfra, entre outros) para facilitar o atendimento das pessoas que necessitarem desses serviços.

A Central de Monitoramento da Semob funcionará durante toda a noite e madrugada e duas câmeras do Centro da cidade foram remanejadas para a Av. Epitácio Pessoa, temporariamente.

Transporte Coletivo
O transporte coletivo também receberá atenção especial, com 21 agentes escalados para orientar os usuários a respeito do local onde os ônibus de cada linha vão parar. O esquema foi feito de forma a facilitar o acesso da população à festa na orla e a Semob determinou que as empresas de transporte coletivo reforcem o projeto Tetéue 50 ônibus extras estarão disponíveis.

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após 22h passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição.  Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes, Ruy Carneiro, seguindo itinerário normal.

O esquema especial também vai incluir o serviço de táxi. A partir das 18h, haverá dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte, sendo um na Avenida Marcionila da Conceição, entre a Avenida Odilon Coutinho e Avenida Cairu, no Cabo Branco, e o outro na Avenida N. Srª dos navegantes, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Helena Meira Lima, em Tambaú.

Linhas de ônibus que serão reforçadas:

104 – Bairro das Indústrias, 108 – Alto do Mateus, 118 – Valentina/Paratibe/Mussumago, 504 – Mandacaru, 507 – Cabo Branco, 101 – Grotão, 203 – Mangabeira VII, 301 – Mangabeira, 510 – Tambaú, 1500 – Circular e 5100.

204 – Cristo, 511 – Tambaú, 513 – Tambaú/Bessa, 5600 – Mangabeira/Shopping, 5603 – Mangabeira/Shopping, 5605 – Mangabeira/Shopping, 701 – Alto do Mateus, 116 – Colinas do Sul, 2501 – Colinas do Sul/Rangel e 109 – Rua do Rio.

 

G1-PB