“Ricardo é o derrubador de matrículas”, acusa parlamentar tucano - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

“Ricardo é o derrubador de matrículas”, acusa parlamentar tucano

Marcoantonio llOs números do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) são um verdadeiro “calo no sapato” para o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que no período entre 2012 e 2013 viu o número de matrículas na rede estadual despencar em 25,34%, conforme chegou a ser divulgado recentemente em matéria do Jornal da Paraíba.

Para que se tenha uma ideia, a rede pública estadual contabilizava 343.300 matrículas, com queda para 256.278 neste ano. Os dados, para o vereador, Marcos Vinícius (PSDB), são um “atestado de incompetência” da gestão do socialista. “Por onde este senhor passou o número de matrículas sofreu uma queda brutal, basta ver o que aconteceu com a rede municipal em João Pessoa”, denunciou.

Sobre os dados da rede municipal, em 2005 as escolas públicas do município tinham aproximadamente 60 milalunos matriculados, já em 2006 houve uma queda de 18,8% e os números seguiram caindo em 2009, com uma redução de 8,2% (comparado a 2006) e em 2012, com mais uma queda nas matrículas, desta vez de 6,6% (comparado a 2009). Apenas em 2013, ano em que o parlamentar tucano fez questão de destacar a saída dos socialistas (Ricardo Coutinho e Luciano Agra), a prefeitura teve uma recuperação de 24% (comparado a 2012), somando 57.508 matrículas, já na gestão de Luciano Cartaxo (PT).

“Ricardo é um derrubador de matrículas e quem prova o que eu digo é o INEP”, disse Marcos que completou: “Jamais vimos na história da Paraíba um governador que fechasse mais de duzentas escolas e este realmente deixou claro que não tem qualquer compromisso com a educação”.

Marcos ressaltou que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, segundo ele, vem dialogando permanentemente com professores, alunos, sindicato e demais servidores da Educação, sempre com importante atuação do secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Júnior. Para o parlamentar, Luciano tem um longo caminho a percorrer, mas já mostra “que está no caminho certo”. “Desde que assumiu a prefeitura de João Pessoa, observamos o alunado retornando a sala de aula e este ano foram oferecidas 8,9 mil vagas novas nas escolas do município, com isto imaginamos que em breve a capital vai alcançar novamente o número de matrículas que foram deixadas na gestão de Cícero Lucena”, frisou. Na verdade, se compararmos os índices, em 2013 Cartaxo ficou apenas 3,5% abaixo do número de matrículas na gestão do tucano.

PbAgora