João Pessoa 17/12/2018

Início » Destaque » Ricardo entrega ampliação da Ala de Radiologia do Hospital Napoleão Laureano

Ricardo entrega ampliação da Ala de Radiologia do Hospital Napoleão Laureano

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta terça-feira (13), a ampliação da Ala de Radiologia do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. A instituição filantrópica é referência no tratamento do câncer na Paraíba. A obra, orçada em mais de R$ 4 milhões, vai possibilitar a adequada instalação de importantes equipamentos, como aparelho de Ressonância Magnética, Gama Câmara e PET-CT, ampliando o número de atendimentos na unidade.

Na oportunidade, o governador visitou as instalações da Ala de Radiologia e ressaltou a importância do hospital para quem precisa de tratamento contra o câncer. “O câncer é a segunda maior causa de morte feminina e a terceira masculina na Paraíba, por isso, entendemos que obras como esta são essenciais para ajudar a salvar vidas. O Governo do Estado já colocou aqui o acelerador linear, depois destinamos mais de R$ 3 milhões para custeio e agora entregamos este centro de imagens que inclui toda a reforma na parte elétrica da instituição. Estamos qualificando o tratamento oncológico no Estado”, detalhou.

Ricardo ainda lembrou que o Governo do Estado busca descentralizar o tratamento do câncer na Paraíba, com a criação do Hospital do Bem, em Patos. “Concentramos o atendimento primário, quimioterapia e algumas cirurgias da população do Alto Sertão no Hospital do Bem e, ao mesmo tempo, viabilizamos o melhor funcionamento do Hospital Napoleão Laureano”, frisou.

Durante a solenidade, a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, enfatizou que o Hospital Laureano, historicamente, tem “um papel fundamental na rede de atenção oncológica na Paraíba e por isso, toda melhoria que seja feita neste equipamento é relevante para a população”, disse. “Esta ampliação da área do diagnóstico por imagem traz uma qualificação e um acréscimo no acesso dos pacientes ao Hospital Laureano”, concluiu a secretária.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, comentou que o hospital atende há 56 anos na área de oncologia e nunca fechou suas portas, nem reduziu os atendimentos. “E agora com esta ampliação vamos poder instalar modernos equipamentos, ampliando e melhorando o atendimento aos pacientes. São aparelhos caros e que ficarão alojados nesta nova ala construída pelo Governo do Estado”, explicou.

“Cada coisa que chega para melhorar a vida do paciente com câncer é emocionante e gratificante. A gente sabe do empenho do Napoleão Laureano e este serviço, desta nova Ala de Radiologia muito bem estruturada, vai melhorar bastante o atendimento aos pacientes que acolhemos diariamente, nesta luta pela vida”, pontuou a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Márcia Serpa.

O deputado estadual Jeová Campos relatou que, este ano, recebeu o diagnóstico que estava com câncer de laringe e logo procurou o Hospital Napoleão Laureano para iniciar o tratamento. “Aqui encontrei o que eu precisava para me tratar da doença. Este hospital tem qualidade e compromisso com o bem estar do paciente. Neste local, fui acolhido, recebi o tratamento adequado e me tornei um soldado na luta em favor do Laureano”, afirmou.

Ala de Radiologia – É composta por Sala de Ressonância; PET-CT; Gama Câmara; Sala de Espera Quente; Indução de Recuperação; Posto de Recuperação de Enfermagem/Recepção; Sala de Laudo de Interpretação; Laboratório de Manipulação; Consultório de Medicina Nuclear e Repouso Médico; Subestação abrigada de quatro transformadores de 300KVA, Ramal de Entrada, Casa dos Geradores e Estacionamento.

Dados – Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a outubro deste ano, foram registradas 2.789 mortes por câncer na Paraíba. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para este ano é que sejam mais de 9,4 mil novos casos de câncer noestado e mais de 582 mil casos no Brasil.

Secom-PB