Rivais em semifinal, Lucas Lima é 'melhor camisa 10' que Ganso

Rivais em semifinal, Lucas Lima é ‘melhor camisa 10’ que Ganso

lucas-lima-gans-480-fotoarenaMeias passam por fases totalmente diferentes nesta temporada (Maurício Rummens/ Fotoarena)

Há algum tempo, os torcedores brasileiros se perguntam sobre a falta de meio-campistas de criação no futebol nacional. Os atletas que pensam o jogo, dão um ritmo mais cadenciado para uma equipe e que colocam os atacantes de frente para o gol, estão em extinção no cenário nacional. Hoje, são pouquíssimos jogadores que atuam nessa posição de “pensador”.

Para Paulo Julio Clement, comentarista dos canais FOX Sports, a formação dos atletas na base é a principal causa para esse problema. “Criou-se uma necessidade das equipes de base acumularem vitórias para seus treinadores serem promovidos. Por isso, o jogador mais forte leva vantagem em relação ao mais habilidoso”, disse Clement.

No entanto, nos últimos quatro anos, dois nomes apareceram como grandes esperanças no Brasil: Lucas Lima, atual meia do Santos e Paulo Henrique Ganso, o jogador do Tricolor. Ambos se configuram como meias de criação e podem fazer a diferença na armação de suas equipes.

Eles se enfrentarão na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, que acontecerá nesta quarta (21), no estádio do Morumbi. Ambos buscam uma vaga na final da competição e, consequentemente, o título.

Na atual temporada, os dois jogadores passam por situações diferentes e Lucas Lima leva vantagem sobre o atleta do São Paulo. Até agora, o jogador do Santos deu 168 passes para finalizações dos atacantes santistas, sendo que 13 deles resultaram em gols. Ganso, por sua vez, criou 90 chances de gols para seus companheiros. Dessas, 10 terminaram em gols para o Tricolor.

Outros números também mostram o melhor desempenho de Lucas Lima neste ano. No total, o santista finalizou 68 vezes ao gol, 19 chutes a mais do que Ganso. Enquanto o jogador do São Paulo cruzou apenas 63 vezes, Lucas Lima realizou 209 cruzamentos para seus colegas de time.

Fox Sports