Ruy Carneiro solicita e Câmara determina nova perícia para ex-parlamentares aposentados por invalidez na Casa - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Ruy Carneiro solicita e Câmara determina nova perícia para ex-parlamentares aposentados por invalidez na Casa

20130625173747_03Após solicitação do deputado federal paraibano, Ruy Carneiro (PSDB), a Câmara Federal vai submeter a uma nova avaliação médica, ex-deputados federais aposentados por invalidez. O tema ganhou repercussão nacional através de reportagem do programa Fantástico da TV Globo.

Imediatamente após as denúncias, Ruy Carneiro encaminhou ofício ao presidente da Câmara cobrando providências. Através de documento, a Presidência informou que os ex-deputados foram notificados para se manifestar sobre o caso. Além da submissão a uma nova perícia médica, a Câmara também realizou consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU), questionando a possibilidade de ex-parlamentar aposentado por invalidez exercer atividades profissionais.

O portal IG destacou a medida encabeçada por Ruy Carneiro:

Ex-deputados aposentados por invalidez passarão por nova perícia médica

A Câmara vai submeter a uma nova avaliação médica ex-deputados federais aposentados por invalidez e que, embora recebam dos cofres públicos cerca de R$ 26 mil por mês, exercem atividades profissionais fora da Casa.

A medida atinge diretamente dois ex-parlamentares. Vicente André Gomes (PSB) se aposentou por invalidez em 1999, alegando doença grave do coração. Desde então, ele concorreu a prefeito do Recife e a vereador, e hoje é presidente da Câmara Municipal.

Já Francisco Gonçalves Filho, que foi do PTB, se aposentou por invalidez pela Câmara em 2007. Médico, ele continua atendendo pacientes numa clínica, com aval da própria Casa, que autorizou o ex-parlamentar a manter o benefício e atuar profissionalmente. O Tribunal de Contas da União, entretanto, considerou a situação irregular.

A decisão foi tomada após um pedido de esclarecimentos apresentado pelo deputado Ruy Carneiro (PSDB). Os casos foram revelados pelo programa Fantástico, da TV Globo. Ambos foram notificados a prestar esclarecimentos.

 

Assessoria