Saiba como usar o agregador de pesquisas do Poder360

Agregador do Poder360: o maior acervo de pesquisas da web brasileira

Poder360 lançou na 2ª feira (30.jul.2018) em parceria com a Google News Initiative, uma ferramenta interativa para navegar no maior banco de dados com resultados de pesquisas de intenção de voto do Brasil.

A agência independente de jornalismo e tecnologia Volt Data Lab desenvolveu uma plataforma de navegação e visualização das informações e da evolução do desempenho dos candidatos nas pesquisas eleitorais.

O usuário pode escolher quais dados deseja visualizar. O gráfico principal agrega os resultados para as eleições de 2018 e traça uma linha para cada candidato de acordo com seu desempenho em diferentes cenários.

A imagem a seguir mostra como é a tela inicial do gráfico agregador de pesquisas para presidente agora neste ano de 2018:

Os filtros permitem ao usuário selecionar os dados de pesquisas para Senado, Governos estaduais e Presidência da República.

Também é possível consultar a evolução dos candidatos nas pesquisas para as eleições anteriores, inclusive municipais, desde o ano 2000.

Os dados começaram a ser compilados pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor do Poder360, naquele ano. Acesse aqui a página antiga de pesquisas.

O acervo com milhares de pesquisas reúne todos os levantamentos com metodologia conhecida e dos quais foi possível verificar a origem das informações.

Outra funcionalidade do agregador é a escolha da visualização das curvas evolutivas de cada político por período, o que facilita a leitura, sobretudo em celulares.

O usuário pode restringir o intervalo de tempo que deseja consultar. Para isso, basta arrastar a marcação de uma das pontas da linha do tempo, que fica no topo da imagem.

No gráfico a seguir, por exemplo, estão exibidas apenas as pesquisas realizadas em 2018. Como se observa, houve poucas mudanças significativas nos últimos meses na corrida pelo Planalto:

O gráfico é responsivo –adapta-se automaticamente a todos os tamanhos de telas. Foi desenvolvido considerando prioritariamente a visualização em celulares. Ao abri-lo, o leitor encontrará, por padrão, os nomes mais bem colocados na disputa. É possível incluir e excluir candidatos no gráfico (estão disponíveis os nomes de todos os políticos que foram testados em algum momento do atual ciclo eleitoral)

Nas duas imagens a seguir, a indicação do menu no canto superior direto do gráfico, que permite a inclusão de curvas evolutivas de mais candidatos:

Ao tocar ou clicar sobre o nome de 1 candidato na legenda superior, o leitor evidencia a linha correspondente a seu desempenho, facilitando a leitura. Na imagem a seguir, está realçado o nome de Jair Bolsonaro (PSL) e só a linha evolutiva desse candidato fica bem visível no gráfico:

O gráfico é interativo. Cada ponto corresponde a uma determinada pesquisa. Basta passar o dedo ou o mouse sobre a imagem e tocar em 1 ponto que surge uma legenda com os percentuais dos políticos listados.

A seguir, uma imagem do gráfico no qual foi tocado o ponto que se refere à pesquisa do DataPoder360 de junho. Note que surge 1 pequeno quadro com os resultados principais do levantamento:

E como fazer para ter todos os resultados de uma determinada pesquisa? É fácil. Abaixo do gráfico há tabelas com todos os cenários pesquisados e os resultados para todos os nomes testados. O leitor pode aplicar diferentes filtros para encontrar o dado bruto que procura.

Eis uma imagem da tabela com os dados da pesquisa do DataPoder360 de junho:

BANCO DE DADOS DESDE 2000

A ferramenta permite navegar nos dados referentes às pesquisas de intenção de voto de 2018 (governadores, senadores e presidente) e também nos dados de eleições passadas, gerais e municipais, desde 2000 (aqui).

O acervo com o resultado das pesquisas de intenção de voto para as eleições deste ano contém todos os levantamentos feitos e registrados na Justiça Eleitoral.

Poder360 compilou os dados referentes a 26 Estados e ao Distrito Federal com pesquisas disponíveis na corrida pelo governo, além de estudos para as eleições ao Senado.

É possível ler, filtrar e extrair dados de todas as pesquisas desde 2000, inclusive sobre eleições municipais, para senador e para governador.

Os vários filtros possibilitam que o leitor escolha os resultados que deseja ver e comparar. É possível selecionar apenas informações do mesmo candidato em diferentes pesquisas, ou escolher apenas os resultados em determinada região, por exemplo.

Há ainda filtros para Estados e Distrito Federal, cidades, cargos (presidente, governador, senador e prefeito), ano da eleição, data de início e término do levantamento, turno e tipo (espontânea, estimulada ou rejeição).

Poder360 é adepto da política de dados abertos. Todas as informações brutas usadas para criar o agregador de pesquisas estão disponíveis a todos os interessados e podem ser baixadas em arquivos CSV (tipo de arquivo de texto com caracteres separados por vírgulas).

Outra funcionalidade para o leitor é a ordem em que os dados são dispostos na tabela. Após escolher e aplicar os filtros, é possível definir a visualização dos resultados mais recentes aos mais antigos ou o contrário, assim como os nomes podem ser organizados por ordem alfabética.

A ferramenta lançada pelo Poder360 se inspira em agregadores desse tipo de informação que existem há muitos anos nos Estados Unidos, como o RealClearPolitics ou o FiveThirtyEight.

RealClearPolitics é 1 veículo de cobertura política criado no ano 2000, em Chicago, nos Estados Unidos. É hoje uma referência na cobertura de política em Washington, capital norte-americana, e citado com frequência por inúmeras empresas de jornalismo profissional.

FiveThirtyEight, do estatístico Nate Silver, é especializado em análise de pesquisas de opinião, política e economia. Foi fundado em 2008 como 1 site agregador de pesquisas. Em abril de 2018 foi adquirido pela ABC News. Silver é conhecido por produzir análises de dados e pelo livro “The Signal and the Noise” (disponível na Amazon em português com o título “O Sinal e o Ruído”).

Poder360