João Pessoa 22/04/2019

Início » Esporte » Santos sofreu segunda pior goleada do século no Paulista, a pior contra time do interior

Santos sofreu segunda pior goleada do século no Paulista, a pior contra time do interior

Jorge Sampaoli e seu Santos ainda tentam entender o que aconteceu neste domingo. Depois de um início impressionante de temporada, o melhor da década no clube, o time foi atropelado pelo Ituano, com a maior goleada desde 2001 no Paulista. É preciso recuar para o início do século para lembrar uma derrota tão pesada para o Santos no Paulista.

O algoz em 2001 foi o Corinthians, e o placar foi de 5 a 0. O resultado, no entanto, foi determinado por uma série de eventos infelizes. O time da capital marcou logo no início, o Peixe perdeu Robert lesionado no primeiro tempo e teve o goleiro Pitarelli expulso com 31 minutos, quando a partida ainda tinha certo equilíbrio.

Marcelinho Carioca, Ricardinho, Luizão e Ewerthon (2) foram os autores dos gols da histórica goleada. O Ituano não superou o feito do Corinthians de 2001, mas chegou bem perto. Não fosse por Vanderlei, o resultado poderia ter sido pior para o Santos. De qualquer forma, foi um feito para lá de histórico o do Ituano. Afinal, é a segunda pior goleada sofrida pelo clube santista no século pelo Paulista, a maior goleada imposta por um time do interior do Estado.

O placar igualou também as maiores goleadas do Ituano no campeonato. O placar foi repetido por três vezes: em 92 contra o Sãocarlense; em 98 sobre o União São João; em 2017 sobre o Linense. O clube ainda goleou o Mirassol, em 2010, por 4 a 0. O Santos foi o único dos “grandes” paulistas a fazer parte desta lista.

É preciso recuar ainda mais para encontrar uma goleada igual sofrida pelo Santos por um time do interior. Em 1981, o Alvinegro Praiano foi derrotado pela Ponte Preta por 5 a 0. Desde então não sofria uma derrota tão pesada para equipe do interior.

O Gol