São João de CG contará com 450 PMs e 57 BMs além de 61 câmeras de segurança

são joão de Campina 1As Forças de Segurança da Paraíba anunciam em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (03) em Campina Grande, o Plano de Operação para o Maior São João do Mundo, que acontece no mês de junho. A abertura oficial está agendada para esta sexta-feira (05).

O efetivo da Polícia Militar contará com 450 homens, sendo 150 fixos, pertencentes ao quadro do Segundo Batalhão de Polícia Militar (2°BPM) e 300 extras, que virão da capital do Estado, João Pessoa, além da Cavalaria e do Corpo de Bombeiros que terá 57 homens de plantão.

Como auxílio para a Polícia Militar, 61 câmeras de segurança estarão operando nas imediações do evento interligadas com o Núcleo Integrado de Segurança, situado na Rua Sebastião Donato e com o Ministério Público. Das 61 câmeras, cinco destas possuem a tecnologia “Spring Ball”, que permite visualizações em 360 graus, aumentando assim, a capacidade de visualização panorâmica do Parque do povo.

As guarnições serão distribuídas entre as entradas da festa, que para o público serão dois portões, e através de rondas realizadas no entorno e dentro do Parque do Povo, frisando que na edição deste ano haverá revista diurno/noturnamente, inclusive com a realização de um “pente fino” nos finais de tarde durante o período em que perdurarem os festejos.

No caso da Polícia Civil, uma estrutura de delegado, agentes de investigação e escrivães registrará ocorrências, fará lavratura de flagrantes e outras providências necessárias. O dispositivo durante as sextas e sábados e, especificamente, nos dias 23 e 24 de Junho, será realizada da seguinte forma: um Delegado de Polícia, um Escrivão e quatro Agentes de Investigação.

van de monitoramento da PM

Nos demais dias, serão dois policiais civis incumbidos de registrar ocorrência por meio de Boletim de Ocorrência (BO) em caso de crime e Certidão de Ocorrência (CO), para casos de perda e extravios, e contará também com duas viaturas com xadrez, para casos de prisão imediata.

Complementando todo o aparato logístico, haverá dois portões para entrada do público, guardados por policiais militares e por seguranças da iniciativa privada, totalizando 140 pessoas. Já os comerciantes terão três portões para abastecimento de suas barracas e quiosques. Essas entradas privativas aos comerciantes também serão alvo de revista realizada por policiais militares e seguranças privados. O movimento de carros dentro do Parque do Povo será proibido durante o evento.

O Plano de Segurança foi traçado conjuntamente entre o Ministério Público e o Núcleo Integrado de Segurança, que reúne a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros.