São João de Santa Luzia começa hoje; tradicional festejo acontece até o dia 25

são joão santa luziaO “Melhor Arrasta-pé do Brasil”, em Santa Luzia, festejo junino mais tradicional da Paraíba, que este ano realiza a sua 73ª edição, tem início oficial neste sábado (20), com show do cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeom. A festa começará às 22 horas com as apresentações dos forrozeiros Santino Braz e Os Três do Forró, Luiz Bento e Forró Aruanda.

A festa também marca o reinicio dos shows de São João no Yayu Clube. Na oportunidade, também será prestada uma homenagem a Pinto do Acordeom, que em fevereiro deste ano assustou aos fãs ao precisar amputar uma de suas pernas devido a complicações no diabetes.

Pinto do Acordeon e os Gonzagas representam a tradição e o resgate da cultura nordestina na festa (Crédito: Reprodução)

No domingo (21), o São João de Santa Luzia prossegue com a “Noite do Balanço”, em praça pública, com a apresentação do cantor José Orlando, ícone da música brega dançante dos anos 80 e 90, conhecido por canções como “O Pistoleiro do Amor”, “O Andarilho”, “Eu tenho Pena de Você” e “Volte Meu Bem”. A organização dessa noite é da ROS Produções.

Na segunda-feira (22), a Festa terá a apresentação de quadrilhas juninas, o casamento matuto e o coco de roda, uma dança do tipo ciranda, típica da região.

José Orlando apresentará a “Noite do Balanço” em Santa Luzia (Crédito: Divulgação)

Ponto alto da festa
O “Melhor Arrasta-pé do Brasil” terá o ponto alto nos próximos dias 23, 24 e 25, que é quando ocorrerão as principais apresentações artísticas em praça pública, no Parque do Forró. O prefeito Ademir Morais explica que precisou adequar as datas do tradicional São João este ano devido a dificuldade de agendamento com as bandas contratadas e para poder oferecer uma melhor estrutura ao turista, fugindo um pouco da concorrência com outros grandes festejos, a exemplo de Patos e Campina Grande.

“Precisamos modificar as datas do São João deste ano para poder oferecer uma melhor acolhida aos nossos turistas visitantes e aos filhos ausentes da terra, com uma melhor estrutura e uma opção a mais de divertimento”, disse Ademir Morais.

Ton Oliveira, Forró Bakana e Osmídio Neto apresentarão uma mistura de ritmos no dia 23 (Crédito: Divulgação)

“Além disso, algumas atrações tiveram que mudar o agendamento prévio conosco, a exemplo do grupo ‘Os Gonzagas’, que passou de fase no programa Superstar da Rede Globo e precisará se apresentar justamente no domingo (21), data que tocaria em Santa Luzia. Mesmo assim, fizemos uma readequação da festa e a banda se apresentará no dia 25”, complementou o prefeito.

Programação de shows
Ainda de acordo com o prefeito Ademir Morais, a programação artística do São João promete agradar a população local, das cidades circunvizinhas e de outras regiões e Estados.

“Fizemos uma festa enxuta, e, mesmo nesse momento de grave crise e recessão econômica, organizamos tudo com recursos próprios do tesouro do município. Nosso objetivo é manter viva uma tradição cultural de mais de 73 anos, que, em hipótese alguma, pode acabar. O São João de Santa Luzia é patrimônio da sua gente, é patrimônio da Paraíba. O Melhor Arrasta-pé do Brasil nunca vai morrer”, disse o prefeito entusiasmado.

Os cantores Cezinha do Acordeom e Eliane prometem arrastar um grande público (Crédito: Reprodução)

Além de os Gonzagas, o “Melhor Arrasta-pé do Brasil” contará com shows da cantora Eliane – A Rainha do Forró; dos cantores Cezinha do Acordeon, Capilé, Ton Oliveira e Osmídio Neto; e das bandas Forró Bakana, Feras e Espora de Ouro.

Confira abaixo a programação na íntegra:

Sábado, dia 20 – Yayu Clube
Pinto do Acordeon
Os Três do Forró
Luiz Bento e Forró Aruanda

Domingo, dia 21 – Parque do Forró
“Noite do Balanço” com José Orlando

Segunda-feira, dia 22 – Parque do Forró
Apresentação de quadrilhas
Casamento matuto
Coco de roda

Terça-feira, dia 23 – Parque do Forró
Ton Oliveira
Forró Bakana
Osmídio Neto

Quarta-feira, dia 24 – Parque do Forró
Eliane
Banda Feras
Espora de Ouro

Quinta-feira, dia 25 – Parque do Forró
Os Gonzagas
Capilé
Cezinha do Acordeon

Ângelo Medeiros
WSCOM Online