São João Pra Valer: público festeja com Pinto e Elba; hoje Forró Pegado e Jurandy da Feira - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

São João Pra Valer: público festeja com Pinto e Elba; hoje Forró Pegado e Jurandy da Feira

são joão pessoa 00Com estrutura montada no Busto de Tamandaré, o público dançou e cantou ao som dos artistas paraibanos, Pinto do Acordeon e Elba Ramalho, na primeira noite de shows do ‘São João Pra Valer’, evento promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Os festejos juninos na Capital tiveram início neste sábado (21) e seguem até a próxima terça-feira (24), no palco montado na orla.

A festa começou com a apresentação das quadrilhas juninas Aconchego e Xote e Baião. Na sequência veio Pinto do Acordeon, homenageado deste ano, que recebeu no palco uma placa em referência a sua representatividade diante da cultura regional, e Elba Ramalho que encantou a todos cantando grandes sucessos como “De volta para o meu aconchego”, “Esperando na janela” e “Olha pro céu”.

Tanto Elba Ramalho quanto Pinto do Acordeon ressaltaram a importância de cantar no Estado em que nasceram e da satisfação de fazer a apresentação para o público que compareceu na Orla. “Estou muito feliz em poder me apresentar em João Pessoa e ser o homenageado dessa linda festa”, garantiu Pinto do Acordeon.

O encontro entre os dois cantores, naturais da cidade de Conceição do Piancó, emocionou a todos. “Pra mim é sempre uma alegria cantar aqui. Pinto é um grande artista e um grande compositor, a homenagem do São João a ele, é muito justa”, enfatizou Elba Ramalho.

Participando do ‘São João Pra Valer’, o secretário Municipal de Turismo, Bruno Farias, falou sobre a importância da valorização da cultura nordestina durante o período junino em João Pessoa. “O São João é a festa popular que mais se identifica com nossas raízes culturais e aqui, o prefeito Luciano Cartaxo buscou privilegiar os artistas da terra, com isso, aqueles que visitam a nossa cidade estão podendo conhecer um pouco das nossas raízes e das nossas tradições”, ressaltou o secretário.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, comemorou o sucesso do primeiro dia do evento. “O público compareceu em massa e nós comemoramos um novo sucesso aqui no Busto de Tamandaré, como um novo espaço que está acolhendo essas festividades de tamanha importância cultural para nossa cidade”, disse.

Forró Pegado e Jurandy da Feira animam o São João Pra Valer neste domingo

A banda paraibana Forró Pegado e o cantor baiano Jurandy da Feira, são as principais atrações neste domingo (22), da programação do “São João Pra Valer 2014”, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que será realizado no período de 21 e 24 de junho, no Busto de Tamandaré. A primeira atração sobe ao palco, às 22h, enquanto a segunda, à meia-noite. Com apenas seis anos de existência o Forró Pegado aproveitará o evento da PMJP para lançar o terceiro DVD, que tem como atrações os cantores Douglas Pegador e Kelly Silva.

Com uma agenda lotada até o final deste mês a banda Forró Pegado ficou famosa por apresentar um forró que se dança junto e misturado, com ritmos da música nordestina. As músicas de maior sucesso são “É o Chefe”, “Ei, teu Namorado é Feio”, “Vai ficar Sozinha”, “No dia do seu Casamento, “Então deixa”, “Varinha Mágica” e “Bateu a Química”, além de um vasto repertório.

De acordo com o vocalista Douglas Pegador, a cada ano o grupo muda o visual e o formato do show para fazer sempre o melhor. Ele agradeceu e parabenizou a PMJP pela programação. “Gostamos de tocar para público gigantesco e nada melhor que as areis da praia para fazer uma festa maravilhosa do São João”, disse.

Jurandy da Feira – O cantor e compositor Jurandy da Feira nasceu no município de Tucano, no interior da Bahia, e sempre foi um discípulo de Luiz Gonzaga. Atualmente o baiano trabalha para o lançamento do CD que vai homenagear os 100 anos de Gonzagão, que deve estar pronto até o final do ano. A primeira composição que o Rio do Baião gravou do baiano foi em 76 (“Nos Cafundó de Bodocó”), no LP ‘Capim Novo’.

Neste domingo (22), Jurandy da Feira promete fazer uma apresentação eclética no São João Pra Valer, com forró, arrasta-pé, canções inesquecíveis do eterno Rei do Baião e vários compositores nordestinos. “Temos um repertório bastante vasto, onde o público poderá interagir e participar ativamente da apresentação. Iremos fazer um autêntico arraiá, com todos participando e remexendo o esqueleto para dançar o autêntico forró. Queremos deixar nossa marca nesta festa realizada pela PMJP”, disse.

Turismo – Além de atrair os pessoenses, a festa contou com a presença massiva de turistas de diversos Estados do país, bem como de outras nacionalidades. “Estamos encantados com esta linda festa, e ainda por cima, gratuita à população”, disse Elisa Godói, turista natural do estado do Rio Grande do Sul.

Comércio – Os ambulantes e comerciantes devidamente cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) comemoraram as vendas durante o primeiro dia do São João em João Pessoa. “Estamos satisfeitos demais. Dependemos destes festejos para mantermos nosso sustento e a gente só tem a comemorar este ano e agradecer a Prefeitura pelo incentivo”, revelou Ana Lúcia Souza, vendedora de comidas típicas.

Limpeza – Ainda durante a realização dos shows, agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciaram a ação de catação dos resíduos descartados nas areias, bem como selecionaram o lixo reciclável do que não mais pode ser reaproveitado. Plásticos, vidros, papéis e alumínios foram encaminhados aos núcleos de Coleta Seletiva da cidade.

Segurança – Considerado extremamente tranquilo, o ‘São João Pra Valer’ não registrou em sua primeira noite, nenhuma ocorrência grave relacionada à segurança dos participantes do evento. Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) estiveram de plantão durante toda a festa, bem como as polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e efetivo particular.

Secom-JP