João Pessoa 12/12/2018

Início » Paraíba » Secretarias de Segurança, Cultura e mais três seguem sem nomeações para comando; nomes são especulados

Secretarias de Segurança, Cultura e mais três seguem sem nomeações para comando; nomes são especulados

Arthur Filho (Podemos) é cotado para assumir Secretaria de Esportes; já Lindolfo Pires (Podemos) surge como nome para assumir alguma pasta

As secretarias de Segurança e Defesa Social, Cultura, Desenvolvimento e Articulação Municipal, Desenvolvimento Humano e Juventude, Esporte e Lazer estão com os comandos em aberto. O governador eleito João Azevêdo (PSB) anunciou grande parte dos nomes que vão compor o secretariado do Governo do Estado a partir de 2019, com nomes conhecidos como Waldson Souza, Luis Tôrres, Livânia Farias e Aléssio Trindade.

O maior impasse segue na Secretaria de Segurança. De acordo com informações de bastidores, a equipe de João tenta a todo custo manter a permanência de Claudio Lima na pasta, entretanto, enfrentam resistência do próprio secretário. Por diversas vezes Lima já demonstrou interesse em deixar o cargo, alegando desgaste pessoal e profissional.

Na Cultura, Lau Siqueira não tem permanência garantida, enquanto na Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, pasta conhecida por abarcar aliados do governo, a expectativa está no anúncio do nome de Arthur Cunha Lima Filho (Podemos).

As secretarias de Desenvolvimento Humano, que ficou sob o comando da deputada eleita Cida Ramos (PSB) durante grande parte da gestão, também está em vacância. Antes ela era especulada para ter Luiz Couto à frente. Tanto nela, quanto na Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal, que já abarcou Buba Germano (PSB), surge a possibilidade do titular ser um deputado da atual legislatura que não foi eleito e é alinhado com o governo, a exemplo de Lindolfo Pires (Podemos), que já foi secretário de Turismo na gestão de Ricardo Coutinho (PSB). Ou até mesmo a convocação de algum futuro deputado eleito para comandar a pasta e abrir espaço para um suplente assumir na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Secretarias Indiretas

Secretarias indiretas importantes também estão sem comando por enquanto. João anunciou os diretores da PBGás, PBPrev, DER e Suplan.

Cagepa, Detran, Aesa, Cehap e Docas ainda estão sem seus comandantes definidos. O socialista garantiu que os nomes devem ser anunciados nas próximas semanas.

Confira algumas secretarias indiretas que estão comando:

– Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa)
– Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa)
– Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap)
– Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
– Companhia Docas do Estado da Paraíba (Porto de Cabedelo)
– Empreender Paraíba
– Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc)
– Superintendência de Imprensa e Editora A União
– PBTur
– Procon Estadual
– Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB)

Blog do Gordinho