Segunda etapa da Refinaria apresenta abandono

refinaria-abreu-lima-abandono (1)A segunda etapa da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), chamada de Trem 2, ainda nem entrou em operação e já dá sinais de abandono. Em fotos enviadas ao WhatsApp da Folha (98187-9290) é possível observar o mato crescendo bem próximo aos equipamentos, além de alguns sinais de ferrugem.

Atualmente, apenas o primeiro conjunto de refino do empreendimento (Trem 1) está em operação. Segundo a Petrobras, a retomada das obras para a conclusão da refinaria, em Suape, dependem da licitação da empresa que vai concluir a Unidade de Abatimento de Emissões (Snox), cuja previsão de assinatura é até julho deste ano.

A obra do Snox, atualmente 70% concluída, ficou estagnada desde que a empresa Alusa – responsável pela construção – deixou o canteiro por desdobramentos da Operação Lava Jato.

A retomada das obras da Abreu e Lima é a esperança de milhares de trabalhadores pernambucanos. Nos cálculos do Sindicato da Construção Pesada (Sintepav-PE), quase 40 mil pessoas perderam seus empregos na Rnest.

Folha de Pernambuco