Sessão especial discute participação das mulheres na política - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Sessão especial discute participação das mulheres na política

assembleia lllA Assembleia Legislativa do Estado (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizaram nesta segunda-feira (24) uma sessão conjunta para homenagear as mulheres e promover o lançamento do livro “+ Mulheres na Política. Mulher, tome partido”.

O evento, que ocorreu no plenário Senador Humberto Lucena, na CMJP, contou com a presença da deputada estadual Iraê Lucena (PSDB), autora da propositura, além da deputada federal Nilda Gondim (PMDB) e dos vereadores Santino (PT do B) e Eliza Virgínia (PSDB). A vereadora também propôs a realização da sessão especial.

A solenidade foi marcada pela palestra da procuradora da Mulher na Câmara Federal, deputada federal Elcione Barbalho. Segundo a deputada Iraê Lucena, a discussão sobre a participação das mulheres na política tem que ser permanente. “Tenho satisfação de realizar esse evento, pois o sentimento de responsabilidade é muito grande e a Assembleia Legislativa da Paraíba tem participado efetivamente na luta por mais direitos para as mulheres”, enfatizou.

Em sua palestra, a deputada Elcione Barbalho fez um breve relato sobre a história das mulheres na política brasileira, e a situação atual do país com relação ao resto do mundo. Atualmente, o Brasil tem apenas 9% dos cargos eletivos ocupados por mulheres, deixando o país em 156º no ranking mundial.

A procuradora também explicou sobre a importância do financiamento público de campanha para alavancar a participação das mulheres na política. “As mulheres não têm perfil para pedir dinheiro”, afirmou. Elcione Barbalho crê que são necessárias mudanças no calendário eleitoral e ações de incentivo à filiação partidária.

Nilda Gondim ressaltou o trabalho da procuradora na Câmara Federal e reafirmou a importância da mulher na política. “As mulheres podem oferecer muito para a população quando viram representantes. Elas têm o poder de superar obstáculos e força para contribuir por uma sociedade melhor”, disse.

A vereadora Eliza Virgínia enfatizou o esforço conjunto que as casas legislativas têm realizado para discutir o assunto. “Essa sessão foi uma ideia da deputada Iraê Lucena e abraçada por essa Casa. Temos que ter mais mulheres na política para que mais leis possam ser sancionadas em defesa das mulheres”, concluiu.

 

Texto: Eliseu Lins
Fotos: Josivan Gomes