Sessenta mil pessoas participam do Dia das Crianças, na Lagoa, segundo PMJP - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Sessenta mil pessoas participam do Dia das Crianças, na Lagoa, segundo PMJP

KELY kIMSorrisos e olhos brilhando foram artigos fartos no Parque Solon de Lucena neste sábado (12). Entre palhaços, bailarinos, pernas de pau e muitos brinquedos, mais de 30 mil crianças puderam, no seu dia, por em prática o que mais gostam de fazer: “Brincar e Ser Feliz”. O projeto, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), ofereceu dezenas de atrações e recebeu a criançada acompanhada de toda a família. A festa foi encerrada em clima de muita animação, com o show da cantora Kelly Key. O evento reuniu 60 mil pessoas e já é considerado a maior comemoração da data na Capital.

O prefeito Luciano Cartaxo esteve presente durante toda a tarde, visitando os estandes e brinquedos e conferindo o andamento da festa. “A festa foi um grande sucesso, a maior já realizada em um Dia das Crianças. Pude ver de perto a alegria da criançada em poder brincar e se divertir, e dos pais, que comemoraram a data ao lado dos filhos de forma segura e bem organizada. Esta festa foi um presente para todas as crianças de João Pessoa”, afirmou.

A secretária municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), Marta Moura, que foi a responsável pela coordenação geral do evento, destacou o foco que o Governo Municipal tem dado ao cuidado com as crianças. “O prefeito tem feito um grande trabalho no que se refere às crianças, tratando-as como um público alvo da gestão. Esta festa é um exemplo disso. Mais que brincadeiras, o “Brincar e Ser Feliz” promove a cidadania, e faz isso de forma lúdica e pedagógica”, declarou.

A cantora Kelly Key foi a grande atração da festa, preparando um repertório especial para a data. Além dos seus grandes sucessos, como “Anjo”, “Baba Baby” e “Cachorrinho”, a artista incorporou clássicos infantis e grandes sucessos de outros artistas que fazem sucesso com as crianças, como a dupla Sandy & Júnior.

“Fico imensamente feliz em ser lembrada para uma festa como essa. Há 12 anos sempre estou em alguma festa de dia das crianças. É muita responsabilidade ter que animar um evento como este, mas ao mesmo tempo eu estou muito feliz por ver tantas crianças que gostam de mim. Sabia que seria uma festa grande, uma festa linda e a Prefeitura está de Parabéns”, comentou.

A abertura da festa ficou por conta de Dadá Venceslau e banda. Todo o evento teve o palhaço Pipi como mestre de cerimônia animando a criançada durante todo o dia.

Atrações

O “Brincar e Ser Feliz” contou com 50 brinquedos onde as crianças puderam se divertir gratuitamente. Foram 11 atrações mecânicas e 39 entre infláveis e camas elásticas. Uma atração a parte foi a distribuição de lanches e brinquedos. No total, foram distribuídos 30 mil presentes, 30 mil picolés, 15 mil achocolatados e iogurtes, 10 mil refrigerantes, 10 mil sacos de pipoca e 40 mil sacolinhas de lanches, que continham suco, biscoito, pipoca, pirulitos e balas.
Entre as apresentações artísticas, cinco tablados foram montados no anel interno da Lagoa. Neles se apresentaram trupes com palhaços, malabares, bailarinas e contorcionistas, além de performances técnicas circenses como swing e fitas. Para completar a programação, a Trupe Urso Amigo Batucada circulou nos espaços da festividade, utilizando pernas de pau, em uma apresentação itinerante. O palhaço Baba Baby também animou as crianças na festa.

“Eu brinquei muito e ganhei o que mais queria, que era uma boneca”, contou Bruna Vitória, de cinco anos. Sua mãe, a doméstica AnaDiadasCrianças_foto_JulianaSAntos 057 Cláudia, aprovou a festa. “Tá tudo ótimo! A lagoa é um lugar especial e hoje ficou ainda mais bonita para receber as crianças”, avaliou. O montador Adriano Carneiro levou o filho Gabriel Costa, de 12 anos. “A festa está ótima, tranquila, bem organizada e é o dia dele. Ele vai poder brincar onde quiser”, afirmou.

Muitas crianças ganharam bicicletasFoto: Muitas crianças ganharam bicicletas
Créditos: Secom-JP

 

Bicicletas

Gabriel, no entanto, só pensava em uma coisa. “Eu quero muito ganhar a minha bicicleta”, disse. E elas eram mesmo os presentes mais cobiçados. No total, 100 foram sorteadas no evento, trazendo ainda mais alegria para uma tarde muito especial. O sorteio foi feito pelas pulseiras numeradas recebidas por cada criança no início da festa.

Gabriel Frites, de dez anos, já tinha perdido as esperanças, até que o locutor, no palco principal, anunciou o número de sua irmã, Ester, de apenas 3 anos. “Ela já tem uma bicicleta pequena e eu vou ficar com esta. Fiquei muito feliz quando soube que ia ganhar. Não esperava sair daqui com a minha bike e estou ansioso para mostrar aos meus amigos e andar nela quando estiver em casa”, contou.

Ansiedade maior foi a da pequena Andressa Silva, de nove anos, que foi sorteada, mas não vai poder aproveitar o presente tão cedo. “Ainda estou me recuperando de uma cirurgia, mas assim que ficar boa vou curtir a minha bicicleta nova. Fiquei muito feliz de ser sorteada”, afirmou.

Oficinas

Além de assistir diversas apresentações e brincar no parque de diversões, as crianças puderam ter, junto aos pais, momento de interação e aprendizado. Isso aconteceu nos estandes e tendas que ofertaram oficinas, serviços e orientação para toda a família. Um dos destaques foram as tendas de incentivo ao comportamento ecológico, que incluíam a distribuição de mudas, a doação de animais domésticos e lições sobre reciclagem.

Entre as oficinas oferecidas também estiveram a de pintura artística em rosto, pintura artística, brincadeiras populares, artes circenses, hip hop, grafite, teatro, percussão, contação de histórias, capoeira e snek line. A cidadania também foi reforçada com jogos lúdicos com ensinamentos contra a dengue e educação para o trânsito. Outras ofertas foram a saúde bucal e a Vitamina A, além dos serviços do Orçamento Participativo e do Orçamento Participativo Criança e Adolescente.

Multidão lotou o Parque Solon de LucenaFoto: Multidão lotou o Parque Solon de Lucena
Créditos: Secom-JP

 

Segurança e Transporte

A realização de uma festa tranquila e harmoniosa foi uma preocupação da PMJP, que disponibilizou 200 agentes de segurança para o evento. Foram 80 guardas municipais e 120 vigilantes de empresas privadas, que foram distribuídos em pontos fixos nas tendas montadas cuidaram da segurança dos presentes. Além deles, 1.500 funcionários da PMJP trabalharam para garantir o sucesso do projeto.
O transporte também foi uma preocupação da Prefeitura, no intuito de garantir a participação de crianças moradoras de áreas mais pobres e vulneráveis, como explicou a secretária Marta Moura. No total, 90 veículos foram enviados à diferentes setores da cidade, sendo 14 da própria PMJP, 20 locados e 56 das empresas de transporte coletivo. O trabalho em equipe foi um destaque do “Brincar e Ser Feliz”, que só foi possível devido a uma grande mobilização por parte de todos os setores da Prefeitura de João Pessoa.