Simulado do Enem é reaberto até domingo sem bloqueio em cadastro

horadoenemApós procura de 584 mil estudantes, o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovido pelo Ministério da Educação (MEC) terá uma “reprise” neste fim de semana. A mesma prova ficará novamente disponível na plataforma ‘Hora do Enem’ de 8h de sábado (7) até as 20h de domingo (8). Ela poderá ser acessada no site http://horadoenem.mec.gov.br/.

A proposta inicial do Ministério da Educação (MEC) era a de que que os simulados fossem liberados apenas aos concluintes do ensino médio, mas a procura fez com que o ministério decidisse liberar o acesso ao 1º simulado para todos os interessados.(Veja lista com as principais dúvidas abaixo).

Para participar, o interessado deve se cadastrar no sistema online e realizar a prova em até quatro horas. O simulado terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração das questões do Enem.

Até a edição do Enem deste ano, nos dias 5 e 6 de novembro, estão previstos outros três simulados online: no dia 25 de junho, 13 de agosto o seguinte, em 13 de agosto e o último, em 8 e 9 de outubro.

O desempenho em cada simulado poderá ser conferido imediatamente após o término. No primeiro simulado, os cursos mais procurados pelos participantes foram os de medicina, direito, administração, psicologia, engenharia civil, enfermagem, odontologia, educação física, arquitetura e urbanismo e medicina veterinária.

De acordo com o desempenho geral dos participantes, ciências humanas foi a área com maior média de pontos (534). A de matemática ficou em segundo lugar, com 524, seguida de linguagens e códigos, que registrou 506. A média de pontos mais baixa entre as áreas de conhecimento foi a de ciências da natureza (500). Em cada área de conhecimento, a nota máxima foi de 733 para linguagem, 773 para matemática, 749 para ciências humanas e 757 para ciências da natureza. Em média, o tempo de prova foi de duas horas e vinte e cinco minutos.

ABAIXO, TIRE DÚVIDAS SOBRE O SIMULADO:
O que fazer quando o site do simulado exibe tela pedindo para aguardar?
De acordo com o Geekie Games, parceiro de conteúdo e tecnologia do MEC e responsável pelo simulado, o usuário que recebe o aviso vai conseguir acessar a plataforma. O expediente é uma estratégia, segundo o Geekie, para que “não entrem muitos alunos de uma única vez” na plataforma. “Basta você permanecer com a aba aberta e esperar para que seu acesso ao Geekie Games seja liberado”, informa.

O que fazer quando o aplicativo não dá opção para iniciar o simulado?
Segundo o Geekie, é preciso verificar se há alguma atualização pendente no aplicativo. A última versão é a 3.4.2, necessária para poder responder ao simulado.

É possível fazer o download do simulado ou imprimi-lo?
Segundo os responsáveis, o simulado só pode ser realizado online (no computador ou celular).

Quando as notas do simulado estarão disponíveis?
De acordo com o Geekie, logo após o estudante encerrar o simulado, ele receberá automaticamente a nota e a comparação dessa nota com a do curso e instituição de ensino escolhidos.

Preciso ter um tipo específico de celular ou uma conexão rápida para fazer o simulado?
No celular, o aplicativo funciona somente para Android. Os responsáveis afirmam que é possível ter uma boa experiência com o Geekie Games a partir de uma conexão 2G, 250 kbps.

Quem não tem internet em casa pode fazer o simulado?
Aqueles participantes que não têm acesso à internet tiveram até o último dia 20 para solicitar um local de prova – universidades, institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais. Foram oferecidos 120 mil pontos de internet em todo o país.

Quem pode fazer o simulado do Enem?
A previsão inicial do MEC era que apenas estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio tivessem o acesso liberado na plataforma nas datas iniciais de cada simulado. Entretanto, nesta segunda-feira (2), o ministro Aloizio Mercadante disse que liberaria de forma irrestrita o acesso ao primeiro simulado uma semana após sua realização. Ele não deu detalhes sobre como o processo vai ocorrer nos próximos simulados.

Existe relação entre o banco de questões oficiais e o simulado?
Não. Conteúdo produzido pelo Inep não é utlizado nos simulados. “Não há nenhuma relação entre o banco de itens do Enem e o banco do simulado”, disse o ministro Aloizio Mercadante no lançamento da Hora do Enem.

O aluno faz a prova de redação no simulado?
Mercadante também afirmou, durante uma coletiva de imprensa no início de abril, que o MEC tentará introduzir a prova de redação aos simulados. Mas ainda não há prazo para que isso ocorra.

Quantos simulados estão previstos neste ano?
Além do realizado em maio, mais três serão realizados ao longo do ano: 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

Balanço do simulado do Enem, parceria do MEC com o Geekie Games (Foto: Divulgação)

G1-Globo