Sobe para 110 o número de mortos em Brumadinho; 238 estão desaparecidos

Sobe para 110 o número de mortos em Brumadinho; 238 estão desaparecidos

casa invadida pela lama que veio do rompimento da barragemFotos Públicas/ Ricardo Stuckert – 28.jan.2019

A Defesa Civil anunciou nesta 5ª feira (31.jan.2019) que subiu para 110 o número de mortos por conta do rompimento da barragem do Córrego da Mina do Feijão em Brumadinho (MG) –71 deles foram identificados. Há 238 desaparecidos.

Os números atualizados são:

  • 110 mortos;
  • 71 identificados;
  • 238 desaparecidos;
  • 192 resgatados;
  • 394 localizados;
  • 108 desalojados.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Flávio Godinho, afirmou que o número de desabrigados caiu porque houve a retomada de serviços e algumas pessoas conseguiram voltar para casa.

“Nenhuma comunidade, bairro ou cidade que recebe água de concessionária vai ficar sem água. A única ressalva são para pessoas que fazem a captação de forma autônoma. Os ribeirinhos não podem consumir a água. Cinquenta caminhões pipa com 20.000 litros de água potável estão sendo distribuídos as famílias que fazem a captação autônoma”, disse Godinho.

Mais cedo, o governo de Minas Gerais emitiu nota na qual afirmou que a água do rio Paraopeba apresenta risco à saúde.

Delegado da Polícia Civil de Minas, Arlen Bahia disse que 60 dos 71 corpos foram entregues aos familiares. Outros 11 aguardam liberação no IML (Instituto Médico Legal).

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, as buscas são feitas em todas as áreas atingidas pela lama. Cada equipe fica em 1 determinado raio de ação. Os helicópteros fazem a varredura pelo ar e militares tentam avistar qualquer coisa que possa parecer 1 corpo.

As buscas seguirão pelo 7º dia a partir das 4h de 6ª feira (1º.fev).

O CASO

Na tarde de 6ª feira (25.jan), uma barragem da mineradora Vale rompeu-se na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG),município localizado a 51 km de Belo Horizonte. Um mar de lama destruiu casas próximas à região, que tem cerca de 39.000 habitantes.

Veja fotos do local:

*Este post está sendo atualizado