Suplan inicia intervenção na área externa do Hotel Globo

suplanA construção do muro de arrimo para recuperar a estrutura externa do Hotel Globo, localizado no bairro do Varadouro, em João Pessoa, foi iniciada ontem, pela Superintendência de Planejamento do Estado (Suplan), e deve se estender até setembro. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Geraldo de Souza, o talude, como é chamado esse tipo de intervenção, terá 11 metros de altura e tem a função de proteger as instalações do prédio, que ainda está em risco de desmoronamento.

Geraldo de Souza explicou que para ter acesso à barreira e fazer a intervenção no local foi preciso derrubar uma parede de uma área dos fundos do prédio. De acordo com o profissional, a primeira etapa é a construção da parte de sustentação do muro e posteriormente será feita a compactação e drenagem na parte superior da barreira.

“Nós vamos subir o talude de 11 metros, sendo 2 para o subsolo e 9 até a parte superior. Vamos aterrar em volta, fazer a compactação e a drenagem e, na parte de cima, vamos fazer um piso impermeável”, explicou Geraldo de Souza, informando ainda que será utilizado concreto na intervenção para evitar que outros desabamentos ocorram.

O responsável pela Superintendência de Planejamento do Estado (Suplan), João Azevedo, informou que a construção do muro faz parte da primeira etapa de recuperação do prédio. Contudo, ele alegou que o levantamento de ações para a segunda fase do projeto está em andamento e “ainda não há definição quanto à execução da obra”.

Enquanto as obras para a recuperação da estrutura interna do Hotel Globo não começam, o prédio continua interditado pela Defesa Civil.

O prédio do Hotel Globo pertence ao governo do Estado e, em março deste ano, o dirigente da Coordenação de Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Fernando Milanez, havia informado que a restauração do imóvel seria feita com recursos do governo federal, por meio do PAC Cidades Históricas. Na época, Milanez informou que cerca de R$770 mil seriam enviados para que a prefeitura da capital executasse as obras.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato telefônico com o diretor da Copac para saber mais informações sobre a execução do projeto de restauração no Hotel Globo. Mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

RELEMBRE O CASO

Construído em 1922, o Hotel Globo é um dos prédios mais importantes do Patrimônio Histórico de João Pessoa e está interditado pela Defesa Civil desde novembro do ano passado, quando parte do muro que cerca o imóvel desabou. Com a queda de parte do muro surgiram rachaduras em diversos pontos do jardim, paredes e quintal do hotel.

 

Jornal da Paraíba