Tenente-coronel da PMPB é homenageado na Câmara de João Pessoa

ten cel sousa netoA Câmara Municipal de João Pessoa realizou, na tarde desta quinta-feira (7), uma sessão solene para outorga do Título de Cidadão Pessoense e da Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima ao tenente-coronel José Rodrigues de Souza Neto, da Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB). A propositura foi do vereador Marco Antônio (PPS), que destacou a atuação do homenageado na segurança pública do Estado.

 

“Hoje, ele é responsável por comandar, de forma responsável e brilhante, os integrantes do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado na cidade de Campina Grande. Contudo, antes de oferecer seus serviços àquela cidade, foi aqui, nesta Capital, que ele se destacou como um dos mais competentes oficiais da corporação”, explicou o parlamentar.

 

Marco Antônio salientou o trabalho do tenente-coronel como comandante do 5º BPM, localizado no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. “Foi no exercício dessa função que Souza Neto conseguiu prender bandidos de alta periculosidade e, em consequência disso, ajudou a elucidar vários crimes de relevância em nossa cidade, proporcionando paz e tranquilidade à nossa população”, lembrou.

 

Segundo o parlamentar, foi devido à competência do profissional na Capital paraibana que o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), e o Comandante-Geral da PMPB, coronel Euller Chaves, convocaram-no para auxiliar nas atividades policiais do 2º BPM em Campina Grande. “Essa mudança fez João Pessoa perder um importante auxiliar no combate à criminalidade, mas fez a cidade de Campina Grande ganhar um oficial combativo e disposto a reforçar as ações de segurança pública na região”, elogiou Marco Antônio.

 

 

Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima é concedida pela primeira vez

 

Esta é a primeira vez que a CMJP concede a Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima, cuja criação também foi proposta pelo vereador Marco Antônio, sendo aprovada pelos parlamentares em maio deste ano. A honraria é destinada a personalidades que tenham se destacado no exercício de suas atividades, sejam nas mais variadas áreas.

 

“É motivo de muita honra e satisfação para este vereador, além de ter feito a proposta da nova comenda, propor sua entrega a Souza Neto. Essa comenda possui o nome do jurista, ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e estadual, ex-vereador, ex-prefeito e poeta Ronaldo Cunha Lima. Ela é dedicada a personalidades de destaque em várias áreas de atuação da nossa sociedade, e qualquer pessoa pode recebê-la, seja um político, um industrial, um comerciante, um professor, um jornaleiro ou um garçom, como Ronaldo foi”, destacou Marco Antônio.

 

O parlamentar também revelou que, coincidentemente, o poeta Ronaldo Cunha Lima era uma personalidade com quem Souza Neto teve uma ligação, assim como com seu filho, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). No período em que este foi governador do Estado, o tenente-coronel atuou como ajudante de ordem e auxiliar direto do político paraibano.

 

 

Homenageado se emociona e é ovacionado por tropa da PMPB

 

Em seu discurso de agradecimento, o tenente-coronel Souza Neto se emocionou bastante ao lembrar sua saída do 5º BPM, na Capital. “Mas o que eu quero fazer e meu dever é sempre fazer o bem maior”, exclamou.

 

Ele também chorou ao dedicar as honrarias a “todos os homens e mulheres da Polícia Militar, porque nenhum grande gestor faz nada sozinho. Cada pedacinho dessas homenagens eu divido com vocês”. Nesse momento, o comandante foi ovacionado de pé pela tropa da PMPB e pelos demais presentes na solenidade.

 

Souza Neto ainda comentou sobre a importância de obter tal reconhecimento. “Isso me deixa com os ombros cada vez mais pesados de responsabilidade e com vontade de contribuir ainda mais com a segurança pública do nosso país, do nosso Estado e de João Pessoa”, revelou.

 

O vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSD), agradeceu o empenho e a dedicação do tenente-coronel no comando do 5º BPM. “A polícia tem demonstrado uma relação próxima com a sociedade, o tenente-coronel assumiu uma responsabilidade muito grande, e sua saída daqui significa que ele fez um bom trabalho. Meus desejos mais sinceros de que sua caminhada seja ainda mais abençoada”, falou.

 

Também participaram da solenidade os vereadores Dinho (PR), Djanilson (PPS), Lucas de Brito (DEM), Raoni Mendes (PDT) e Zezinho Botafogo (PSB); o Comandante-Geral da PMPB, coronel Euller Chaves; o major Alessandro Araújo Medeiros, representando o prefeito da Capital; o deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB); e o vereador campinense Bruno Cunha Lima (PSDB), entre outras autoridades.

 

 

Sobre o homenageado

 

José Rodrigues de Souza Neto é natural do município de Guarabira, localizado no Brejo paraibano. Ele entrou na PMPB em 1994 e já participou de vários cursos promovidos por importantes órgãos, a exemplo do Ministério da Justiça, da Força Nacional de Segurança, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (Bope/PMRJ) e da Swat americana. Além disso, tem pós-graduação na área de segurança pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre outras capacitações.

 

 

Érika Bruna Agripino