João Pessoa 23/05/2019

Início » Mundo » Tensão entre Índia e Paquistão resulta em ataques aéreos

Tensão entre Índia e Paquistão resulta em ataques aéreos

O Exército do Paquistão afirmou que hoje de manhã (27) derrubou dois aviões da Força Aérea da Índia que haviam violado o espaço aéreo paquistanês na Caxemira, enquanto, segundo a mídia, a Força Aérea da Índia atingiu um caça F-16 paquistanês.

Um dia antes (26), a Índia realizou ataques aéreos contra alvos da organização terrorista Jaish-e-Mohammed localizados ao longo da linha de controlo na região de Jammu e Caxemira, disputada entre a Índia e o Paquistão, tendo destruído completamente as instalações.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia informou que a Força Aérea indiana efetuou o ataque porque o Paquistão não tinha adotado nenhumas medidas para eliminar a infraestrutura dos terroristas no seu território. O chanceler paquistanês Shah Mahmood Qureshi declarou nesse mesmo dia que as forças do Paquistão estão prontas para responder a qualquer agressão militar.

Siga as atualizações da Sputnik para ficar por dentro da situação.

Ordenar as mensagen

União Europeia comenta situação

  • 13:49

    A União Européia está pedindo à Índia e ao Paquistão que “exercitem a máxima contenção”, com o aumento das tensões entre as duas potências nucleares em torno da região disputada da Caxemira.

    A chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, alertou que “isso tem o potencial de levar a consequências sérias e perigosas para os dois países e para a região”.

    Em comunicado, a principal diplomata do bloco europeu pediu aos “dois países que agora exerçam a maior moderação e evitem qualquer nova escalada da situação”.

    Mogherini pediu que Índia e Paquistão retomem contatos diplomáticos e adotem “medidas urgentes”, sem elaborar. Ela disse que a UE continuará em contato com os dois países e acompanhará de perto a evolução.

  • 13:44

    Irã conversa com Paquistão

  • 13:43

    O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, falou por telefone com seu homólogo paquistanês, Shah Mahmood Qureshi, sobre a escalada na tensão entre Paquistão e Índia.

    Zarif pediu que a situação seja controlada e irá conversar em breve com seu homólogo indiano, disse a agência de notícias ISNA.

  • 11:51

    Nova Deli exige que Paquistão liberte imediatamente piloto indiano detido

    Nova Deli exige que o Paquistão liberte imediatamente o piloto da Força Aérea indiana detido hoje (27) após o incidente na Caxemira, informa a chancelaria indiana.

    “A Índia condena categoricamente a demonstração grosseira do militar ferido da Força Aérea indiana que viola todas as regras do direito humanitário internacional e da Convenção de Genebra […] A Índia espera sua libertação imediata e retorno seguro à pátria”, lê-se no comunicado.

  • 10:48

    Exército do Paquistão: apenas um piloto indiano está sob a custódia paquistanesa

    “Há apenas um piloto sob a custódia do Exército do Paquistão”, escreveu no Twitter o major-general Asif Ghafoor, porta-voz do Exército paquistanês, publicando uma foto do suposto piloto indiano detido.

  • 09:06

    Vídeo: tropas do Paquistão salvam alegado piloto indiano da multidão furiosa

    Nas redes foi divulgado um vídeo que mostra militares do Paquistão protegendo o piloto indiano da multidão furiosa que aparentemente está avançando em sua direção.

    No vídeo, os militares paquistaneses pedem que as pessoas não agridam nem matem o piloto.

  • 08:33

    Discussão civilizada é única forma de lidar com conflito, diz analista

    Comentando o incidente, Najam U Din, ex-diretor da Comissão de Direitos Humanos do Paquistão, afirma que uma discussão civilizada é a única forma de lidar com o conflito entre a Índia e o Paquistão, revelou o analista.

    “O uso de meios de luta armada apenas agravará a situação e empurrará a outra parte para a resposta – isso se tornou evidente hoje”, diz ele à Sputnik Internacional.

  • 07:41

    Premiê paquistanês: Islamabad está pronto a cooperar com Índia quanto aos ataques na Caxemira

    O primeiro-ministro paquistanês Imran Khan declarou que seu país deve “se sentar e conversar” para resolver a crise com a Índia, que rebentou na quarta-feira (27) depois que a Força Aérea do Paquistão (segundo a parte paquistanesa) derrubou dois aviões militares indianos.

  • 07:24

    Índia confirma que seu piloto “está desaparecido em combate”

    “O piloto está desaparecido em combate. O Paquistão declarou que ele está sob sua custódia. Estamos verificando os fatos”, disse o secretário da chancelaria indiana, Vijay Gokhale.

  • 07:08

    Chancelaria indiana: Índia derrubou um avião de combate paquistanês e perdeu um caça MiG-21

    O Ministério das Relações Exteriores da Índia confirmou durante uma coletiva de imprensa que sua Força Aérea derrubou um avião de combate paquistanês e perdeu um caça MiG-21.

    “A Força Aérea do Paquistão foi detectada e a Força Aérea da Índia respondeu imediatamente. No combate aéreo, um avião da Força Aérea do Paquistão foi derrubado por um MiG-21 Bison da Força Aérea da Índia. O avião paquistanês foi visto pelas forças terrestres caindo no território do Paquistão. Infelizmente, nesse combate perdemos um MiG-21”, disse o secretário de Relações Exteriores indiano, Vijay Gokhale.

    Caça MiG-21 da Força Aérea da Índia na base aérea de Kalaikunda (foto de arquivo)

    © AFP 2018 / DIBYANGSHU SARKAR
  • 06:52

    Kremlin está preocupado com conflito entre Índia e Paquistão

    O Kremlin apela à Índia e ao Paquistão para manterem a contenção frente ao agravamento da situação na fronteira entre os dois países.

    “Seguimos com atenção a situação e, sem dúvidas, apelamos a todas as partes à contenção”, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov.

  • 06:51

    Exército da Índia está em total prontidão de combate

    O Exército e a Guarda de Fronteiras da Índia estão em total prontidão de combate devido à escalação do conflito com o Paquistão, informou o jornal Times of India.

    “O Exército e a Guarda de Fronteiras da Índia estão em prontidão de combate total depois que o país vizinho [o Paquistão] violou o espaço aéreo e após os militares paquistaneses terem efetuado ataques na linha de controle onde vive população civil”, informou a mídia.

  • 06:24

    Paquistão desmente informações sobre derrubada de seu caça F-16

    O major-general Asif Ghafoor, porta-voz do Exército paquistanês, desmentiu as informações da mídia indiana de que a Força Aérea da Índia tinha derrubado um caça multifuncional paquistanês F-16.

    “É de assinalar que os F-16 paquistaneses não foram danificados porque hoje nossos aviões F-16 não levantaram voo”, disse Ghafoor.

  • 06:07

    Paquistão fecha espaço aéreo para tráfego aéreo comercial

    A Autoridade de Aviação Civil do Paquistão decidiu fechar o espaço aéreo do país para tráfego aéreo comercial, enquanto o porta-voz militar diz que a decisão foi tomada “devido ao atual ambiente”.

  • 06:00

    Chancelaria russa: Moscou espera resolução rápida do conflito entre Índia e Paquistão

    Moscou está preocupada com a escalada de tensões entre a Índia e o Paquistão e espera uma solução rápida do conflito, informou o diretor do Segundo Departamento da Ásia da Chancelaria russa, Zamir Kabulov.

    “Estamos muito preocupados com essa situação, a Índia e o Paquistão são países amigos da Rússia. Esperamos que a tensão seja neutralizada o mais rápido possível”, disse ele à Sputnik.

    Caça Mirage 2000 da Força Aérea da Índia

    Índia realiza ataques aéreos contra ‘acampamento terrorista’ no Paquistão

    A Índia realizou ataques aéreos contra alvos terroristas localizados ao longo da linha de controlo na região de Jammu e Caxemira, disputada entre a Índia e o Paquistão, tendo destruido completamente as instalações, informou o ministro de Agricultura indiano, Gajendra Singh Shekhawat.
  • 05:45

    Mídia paquistanesa publica vídeo da suposta detenção do piloto indiano

    A Radio Pakistan publicou um vídeo que mostra a detenção de um suposto piloto indiano.

    Ao mesmo tempo, usuários indianos sugerem que o vídeo teria sido publicado no YouTube um dia antes do incidente.

  • 05:41

    Mídia indiana rejeita declarações do Paquistão sobre derrubada de aviões da Força Aérea da Índia

    Uma fonte no governo da Índia revelou à agência PTI que nenhum dos aviões indianos foi danificado. Muitos usuários do Twitter postam velhas fotos de aviões indianos derrubados, dizendo que são da operação paquistanesa de hoje.

  • 05:34

    Índia fecha espaço aéreo no norte do país em meio à escalada com Paquistão

    O governo da Índia suspendeu o tráfego aéreo comercial no norte do país devido à escalada de ataques aéreos na fronteira entre a Índia e Paquistão.

  • 05:14

    Piloto paquistanês conseguiu ejetar-se

    O piloto paquistanês conseguiu ejetar-se e foi detido. Ainda não há informações sobre seu estado e localização. O caça F-16 da Força Aérea do Paquistão caiu supostamente no território paquistanês, informou a mídia.

  • 05:10

    Força Aérea da Índia derruba caça F-16 do Paquistão

    Mais tarde, o portal Firstpost informou que a Força Aérea indiana derrubou um caça multifuncional F-16 do Paquistão por violação do espaço aéreo do país.

  • 05:06

    Chancelaria paquistanesa: ataques foram realizados para demonstrar a capacidade de defesa do país

    Mais tarde, o ministro da Defesa do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi, declarou que os ataques foram realizados para demonstrar a capacidade de defesa do país

    “A Força Aérea do Paquistão derrubou dois aviões militares da Índia, que violaram o espaço aéreo do Paquistão. Um deles caiu na Caxemira Livre [uma das duas áreas da Caxemira controladas pelo Paquistão], o outro – na zona da linha de controlo”, escreveu no seu Twitter o major-general Asif Ghafoor, porta-voz do Exército paquistanês.

    “Se a Índia realiza ataques contra o que eles chamam apoiadores do terrorismo no nosso território sem apresentar provas, temos o direito de realizar ataques de resposta contra os elementos que se aproveitam do apoio da Índia realizando ataques terroristas no território do Paquistão”, declarou a chancelaria paquistanesa.

  • 05:03

    Exército do Paquistão: 2 pilotos indianos foram feitos prisioneiros.

    “Dois pilotos foram detidos, um deles foi ferido e levado ao hospital onde receberá toda a assistência médica, o segundo está preso”, disse o porta-voz do Exército paquistanês.

  • 04:52

    Paquistão afirma ter derrubado 2 aviões militares da Índia

    Hoje (27) de manhã, o Paquistão declarou ter atingido dois aviões da Força Aérea da Índia que violaram o espaço aéreo paquistanês.

    “A Força Aérea do Paquistão derrubou dois aviões militares da Índia, que violaram o espaço aéreo do Paquistão. Um deles caiu na Caxemira Livre [uma das duas áreas da Caxemira controladas pelo Paquistão], o outro – na zona da linha de controlo”, escreveu no seu Twitter o major-general Asif Ghafoor, porta-voz do Exército paquistanês.

    Sputnik