toyota

‘The New York Times’: Trump ameaça Toyota e desestabiliza montadoras japonesas

trump-secretariosMatéria publicada nesta sexta-feira (6) pelo The New York Times conta que Donald Trump causou arrepios em toda a indústria automobilística japonesa depois de advertir a Toyota em seu Twitter, falando que ele iria impor um “imposto fronteiriço muito grande” sobre a empresa se construísse uma nova fábrica no México.

Parecia ser a primeira vez que ele repreendia uma empresa estrangeira com planos que não envolvem diretamente os Estados Unidos. A reportagem destaca que os efeitos foram imediatos: as ações da Toyota e outras montadoras caíram na negociação da Bolsa de Valores de Tóquio nesta sexta-feira(6) e funcionários do governo japonês iniciaram retórica sobre os empregos que os fabricantes de automóveis do país tinham criado nos Estados Unidos.

“A própria Toyota tentou ser uma boa cidadã corporativa nos Estados Unidos até o momento”, disse Yoshihide Suga, secretário-chefe do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe.

Diário Gendai, um dos principais jornais do Japão, declarou em uma manchete de primeira página que “Trump tenta esmagar a Toyota”, e outro tablóide, Evening Fuji, insinuou uma batalha com a sua manchete, “Trump vs Toyota”.

Jornal do Brasil