Tomar sol de manhã faz bem e emagrece, diz estudo

tomar banho de solEis uma nova estratégia para emagrecer: exponha-se à luz do sol pela manhã. Pelo menos é o que diz um novo estudo da revista “Northwestern Medicine”, que mostra como o tempo, a intensidade e a duração da exposição à luz durante o dia estão ligados ao peso.As pessoas que se expõem a uma luz solar moderada pela manhã têm um índice de massa corporal (IMC) – calculado a partir da altura e peso do indivíduo – significativamente menor do que quem anda ao ar livre mais tarde. Cerca de 20% do IMC estaria ligado à exposição à luz da manhã, independente de outros fatores, como a realização de atividades físicas, o consumo de calorias, o tempo de sono, a idade, etc.“A luz é o agente mais potente para sincronizar o relógio interno do corpo que regula os ritmos circadianos, que por sua vez também regulam o balanço energético”, explica a principal autora do estudo, Phyllis Zee. “É melhor se expor à luz solar entre 8h e meio-dia.”Cerca de 20 a 30 minutos de luz da manhã são suficientes para afetar o IMC. “A exposição fora do horário adequado pode dessincronizar o relógio interno do corpo, que é conhecido por alterar o metabolismo e pode levar ao ganho de peso”, diz Phyllis. Segundo ela, o mecanismo exato de como a luz afeta a gordura corporal ainda requer mais pesquisas.

Para a pneumologista e mestre em Medicina do Sono Jéssica Polese, faltam alguns dados para analisar melhor o resultado da pesquisa, mas ela faz sentido.

“É verdade que o organismo se sincroniza com o ambiente externo através da luz. Quando você não faz essa sincronização tem alterações metabólicas importantes, levando à obesidade e a outras doenças. O sol é muito importante para o metabolismo de várias vitaminas, por exemplo”, explica.

No entanto, para a médica, afirmar que tomar sol ajuda a emagrecer pode ser exagerado. “Acho que eles foram um pouco otimistas. É importante respeitar a sincronia com o ambiente para evitar problemas que geram a obesidade, mas não acho que o contrário é assim tão simples, que basta tomar sol para emagrecer”, diz. (Com informações de O Globo)

PUBLICIDADE