Transforme com criatividade garrafas de vinho em lindos vasos de plantas - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Transforme com criatividade garrafas de vinho em lindos vasos de plantas

criatividadeAliar a criatividade com a sustentabilidade é algo que faz toda diferença em qualquer projeto de decoração atual. Engana-se quem pensa que esse tipo de inovação demanda muito tempo, habilidade, ou mesmo muito dinheiro. Com simples ideias, o reaproveitamento de determinados objetos acaba trazendo charme para ambientes com propostas mais descoladas, ou mesmo com um maior grau de sofisticação.

Foi pensando nisso que as irmãs Ana Paula e Ana Cláudia Nonato, proprietárias da Dois A Arquitetura e Interiores, resolveram apostar no reaproveitamento de uma garrafa de vinho, que foi colocada entre taças e outros utensílios de ornamentação, transformando-a em um requintado vaso de plantas. O conceito foi exposto na Casa Cor Bahia 2013 (encerrada no início do mês), na Sala de Jantar onde as profissionais homenagearam Gilberto Gil, em um ambiente que mescla sofisticação com toques bem regionais.

A garrafa transformada em vaso se torna ainda mais especial com a escolha das suculentas, plantas que crescem com muita facilidade em recipientes poucos fundos. A excelente capacidade de adaptação foi um fator fundamental para a escolha dessa espécie pelas profissionais. “Elas (as suculentas) são ótimas para decoração e se tornaram uma forte tendência devido ao ótimo preço, por não necessitarem de muitos cuidados e por serem encontradas durante todo o ano”, destaca Ana Paula Nonato.

Dicas importantes:

1. Pegue uma garrafa vazia de vinho e leve ao vidraceiro mais perto da sua casa. Peça para que seja feito um corte em diagonal, um pouco acima do meio, cortando em média 35% da garrafa.

2. Dentro deste novo recipiente, coloque o substrato específico para as suculentas.

3. Lembre-se que as suculentas não necessitam de água abundante. Regue apenas quando a terra ficar seca e com um borrifador. Evite regar no inverno, pois normalmente elas entram em repouso e a água só irá favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.

4. Arrume as plantinhas de acordo com a sua preferência. Seu arranjo está pronto, lindo e super criativo.

 

Frases imprimem personalidade e um clima descontraído aos ambientes

 (Mudo Minha Casa/Divulgação)
Palavras afetivas, que acalmam, alertam, mandam recado, fazem rir, ditam regras e declaram o amor. Todo mundo tem uma frase, trecho de uma música, um poema, fala de um personagem num filme ou um pensamento preferido que o marcou. Por que não exibi-lo em casa ou no escritório, seja na parede ou num quadro? Se você precisava de um incentivo, um aval para se jogar naquele ditado, verso, politicamente correto ou não, saiba que está liberado para incorporá-lo à decoração. É tendência.Há oferta no mercado e designers de interiores e arquitetos têm espalhado frases por aí. Aquela que inspira criatividade no escritório, que desperta o amor no quarto, que atiça o apetite no espaço gourmet ou que seja um convite ao riso no espaço de convivência. Enfim, tudo vai depender do seu estilo, personalidade e o quanto quer se revelar. O engenheiro civil e designer de interior Cássio Gontijo explica que um dizer personaliza o projeto. E, como é significativo para o cliente, é importante encaixá-lo no ambiente que desejar. “É fundamental estar seguro com a escolha. Uma poesia, uma palavra forte, um texto bacana ou a letra de uma música… A pessoa precisa se identificar.”

 (Mudo Minha Casa/Divulgação)
Cássio reforça que esse artifício de decoração é perfeito para quem é descolado, gosta de novidades e de toques diferentes. “Um cliente me pediu para escrever o poema que ganhou de presente da avó poeta quando nasceu. Ele escolheu o espaço gourmet do apartamento, que é integrado à sala, e ficou lindo.” Cássio enfatiza que tudo é questão de momento e vai depender da sensibilidade de cada um.
A arquiteta Diana Sabino reforça que a frase expressa um pouco da personalidade do dono da casa. Um jeito de dar pistas sobre o que pensa, do gosta e o inspira. “O ambiente fica mais intimista e revela traços da essência do morador. Tem a ver também com o momento e é uma maneira de dar personalidade ao espaço. A ideia da placa com um dizer retrata o que a pessoa pensa”.

 (Bárbara Pontello/Divulgação)

Para Diana, dona da Loja Wish, em Belo Horizonte, onde você encontra frases em placas de metal e madeira importadas com cara de velha, estilo retrô e em vários tamanhos, o sucesso das peças é garantido por levar alegria e descontração aos ambientes. “É para os jovens de cabeça. Para quem gosta do moderno, já que não casa com o clássico.” Para não errar, a arquiteta ensina que frases se encaixam melhor com áreas íntimas e descontraídas. “Fica mais interessante. Não cabe em todo lugar. Não acho adequado num espaço chique, por exemplo. Eu não colocaria na sala, mas de repente vai combinar na sala de um homem solteiro. Tudo depende do estilo e do projeto.” Por outro lado, ela reforça que são ideais para área de circulação, escritório, espaço gourmet e cozinha.

Trivial 

A proposta é sair do comum. Deixar o trivial de lado e surpreender. “Há frases de todos os tipos. Citações e pensamentos bem-humorados, divertidos, que registram sentimentos e momentos vividos por alguém. O amor pelo bicho de estimação. Recordação de um amigo. É uma assinatura pessoal.” Na Wish há placas com dizeres como Happiness is not a destination. It is a way of life (Felicidade não é um destino. É um estilo de vida), Every love story is beautiful. But ours is my favorite (Toda história de amor é linda. Mas a nossa é a minha favorita), My house was clean last week. Sorry, you missed it (Minha casa estava limpa na semana passada. Desculpe, você perdeu!) e Real men wash dishes (Homens de verdade lavam os pratos).

Eduardo Mello, da Mudo Minha Casa, loja on-line de Belo Horizonte que tem como carro-chefe frases em adesivo e papel de parede, além das opções do catálogo, oferece ao cliente a possibilidade de personalizar e criar a própria frase com letras estilizadas, cores e elementos que desejar (flores, pássaros etc.). “Letras de música, receitas da vovó, mensagem bíblica, poemas, frases de famosos, os pedidos são os mais variados. Atendemos o Brasil inteiro e não há um público específico. As frases fazem sucesso e estão cada vez mais presentes na decoração.”

 (Mudo Minha Casa/Divulgação)

 

 

Correio Braziliense