Trânsito em vias de parque de João Pessoa é interditado neste sábado

lagoa 12Mudança no trânsito de João Pessoa.  A interdição definitiva do anel interno da lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa, acontece às 13h (horário local) deste sábado (23). O trânsito de todos os veículos será feito exclusivamente pelo anel externo. De acordo com o andamento da reforma no local, serão quatro faixas para o tráfego, sendo duas destinadas apenas aos ônibus de transporte público.

Conforme o projeto da nova Lagoa, em nenhum momento os ônibus e carros vão se encontrar, no trecho que compreende a avenida Getúlio Vargas até a Miguel Couto. O superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga, explicou que a mudança facilitará o fluxo para os transportes coletivos da capital paraibana por isolá-los de outros tipos de veículos.

“Desde a Getúlio Vargas, o trânsito está separado por um canteiro, onde há duas faixas para ônibus e duas para carros. Agora os ônibus vão utilizar duas plataformas para circular pelo anel externo. Dois pontos de ônibus em uma plataforma e outros dois em outra”, explica. O anel interno da Lagoa será apenas um parque, prevendo desta forma o fim do trânsito na parte interna.

A mudança, ainda de acordo com a Semob, facilitará a conclusão das obras de reforma. Quatro pontos de ônibus que atualmente estão no anel interno serão transferidos para o anel externo, seguindo a atual ordem das linhas. Os ajustes finais, como a sinalização, a conclusão dos abrigos e a limpeza dos canteiros estão em fase final.

O secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, afirma que a mudança do tráfego vai acontecer em um sábado para que o motorista se adapte melhor. “É em um horário que há pouco movimento de tráfego porque fica mais fácil, as pessoas já vão se acostumando. Tem o sábado e o domingo para se adaptar”, afirma. “Além disso, os agentes da Semob estarão em massa para orientar a população”, completa. Para Carlos Batinga, o pedestre não será prejudicado com a mudança porque ele já descerá do ônibus no anel externo e isso facilitará a passagem para outras áreas do parque.

Redação