Trem 'atola' em banco de areia em Várzea Nova; serviço é suspenso até amanhã - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Trem ‘atola’ em banco de areia em Várzea Nova; serviço é suspenso até amanhã

201306130357150000004673As chuvas que caem na Grande João Pessoa desde o final de semana provocaram vários acidentes, deslizamento de terra, alagamentos e inundações, mas provocou também uma situação inusitada na cidade de Santa Rita. Um trem da CBTU atolou. Pode parece impossível, mas um deslizamento de terra que ivadiu a linha férrea, impediu que o trem seguisse seus caminho provocanto o descarrilamento de um rodeiro do truque dianteiro da locomotiva, quando trem passava pelo km 196,500, entre a estação ferroviária de Várzea Nova e o viaduto da BR-101, em Santa Rita.

A previsão é que o tráfego na área seja normalizado nesta sexta feira, 14.

O desmatamento e o rompimento de uma tubulação de água no bairro de Augustolândia, em Várzea Nova, são apontados como as principais causas do deslizamento de terra. Segundo o gerente operacional da CBTU em João Pessoa, José Inocêncio, o grande volume de água e terra que caíram sobre a via férrea impediram o trem de prosseguir e determinaram o descarrilamento da locomotiva. “Nossa equipe está no local trabalhando para restabelecer o tráfego, mas o sistema só voltará ao normal amanhã”, afirma.

O secretário de Infraestrutura de Santa Rita, José Fernandes, esteve no local e cedeu cerca de dez homens para ajudar no trabalho de limpeza da via. Pela manhã uma retroescavadeira tirou parte da terra que fechava a PB-004 e o leito da via férrea, liberando o tráfego de veículos. Após o recarrilamento a locomotiva irá passar por uma minuciosa avaliação já que entrou bastante areia no maquinário.

Como o trem trafegava em baixa velocidade, os passageiros nem chegaram a sentir o descarrilamento. Durante todo o dia a CBTU operou apenas o trecho entre João Pessoa e Cabedelo. Cerca de quatro mil pessoas ficaram prejudicadas com o acidente.

Da Redação