João Pessoa 18/02/2019

Início » Mundo » Túmulo de Karl Marx é alvo de vandalismo na Inglaterra (FOTO)

Túmulo de Karl Marx é alvo de vandalismo na Inglaterra (FOTO)

O túmulo do icônico filósofo alemão Karl Marx, visitado por dezenas de milhares todos os anos em Londres, supostamente “nunca mais será o mesmo”, depois de ter sido vandalizado em um ataque no qual foi utilizado um martelo.

A página Amigos do Cemitério de Highgate Trust publicou uma imagem nas redes sociais mostrando a placa de mármore danificada que homenageia Marx e alguns de seus familiares, incluindo sua esposa. Danos às letras do nome de Marx podem ser claramente vistos.

O diretor executivo da fundação, Ian Dungavell, criticou o que ele descreve como “uma coisa terrível a fazer” e advertiu que a tumba, que atrai dezenas de milhares de visitantes a cada ano, seria permanentemente marcada

Imagem

Dungavell disse ao jornal britânico The Guardian que não importa o que as pessoas pensem da filosofia de Marx, foi um ato de desumanidade, como “este é um túmulo de sua esposa, seu próprio túmulo e outros membros de sua família”.

Ele condenou o ataque como um “ato particularmente egoísta” e afirmou que não foi um ataque aleatório, insistindo que foi “deliberadamente dirigido contra Karl Marx”.

Estátua de Karl Marx foi revelada em Trier, cidade natal do filósofo

A destruição do túmulo provocou indignação no Twitter, com os partidários da lenda comunista pedindo a criação de um apelo. Owen Jones, jornalista do Guardian, de esquerda, e Michael Rosen, autor de livros infantis e apoiador do líder trabalhista britânico Jeremy Corbyn, pediram que as pessoas doassem dinheiro para ajudar com os custos de possíveis reparações.

Dungavell especulou que o suspeito que danificou o memorial o fez com um instrumento contundente, como um martelo, empunhado com a mão esquerda, porque as marcas “descem da esquerda para a direita”.

A polícia foi notificada e deve começar as investigações nesta terça-feira.

Marx continua sendo um indivíduo que provoca polêmica. Os defensores de seu trabalho incluem figuras dentro do Partido Trabalhista do Reino Unido. O líder Jeremy Corbyn descreveu o revolucionário socialista como um “grande economista”, enquanto o chanceler John McDonnell diz que há “muito a aprender” com o trabalho seminal de Marx, “O Capital”.

Sputnik