Turquia de luto com olhos postos nas legislativas

Turquia de luto com olhos postos nas legislativas

partido trabalhista turquiaEm dia de luto nacional, a Turquia enterrou os mortos, vitimas do atentado deste sábado e milhares de turcos participaram em Ancara numa manifestação em memória das dezenas de pessoas que sucumbiram às bombas.

O governo de Ancara decretou luto nacional de três dias em memória das vítimas do atentado ocorrido neste sábado em Ancara e suspendeu a campanha para as eleições legislativas de 1 de Novembro durantre o referido período.

Milhares de pessoas reuniram-se na praça Shihhiye, no centro de Ancara , próximo da zona em que ocorreu o duplo atentado, nas imediações da estação central ferroviária , para recordar as vítimas. Durante a manifestação convocada por sindicatos, grupos de esquerda, organizações não-governamentais e pelo partido pró-curdo, Partido Democrático Popular(HDP), os participantes proferiram   slogans anti-governamentais.Imputando a responsabilidade do atentado de sábado ao presidente Recep Tayyip Erdogan,os manifestantes chamaram-lhe de assassino e pediram a sua demissão.

O líder do HDP, Selahattin Demirtas, que discursou perante os manifestantes, reiterou a tese defendida pelo seu partido, segundo a qual morreram 128 pessoas no atentado e não 95 como foi oficialmente comunicado pelo governo. Demirtas acrescentou que o objectivo das forças da oposição de esquerda ,não é procurar a vingança, mas encorajar os turcos através das eleições de 1 de Novembro a pôr um termo à governação de Recep Tayyip Erdogan.

Noticiário Internacional