Unimed João Pessoa chega aos 42 anos; acompanhe resumo da história da cooperativa e futuros projetos na PB - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Unimed João Pessoa chega aos 42 anos; acompanhe resumo da história da cooperativa e futuros projetos na PB

unimed 11Oferecer um serviço de saúde de qualidade para os clientes e trabalho digno para os médicos. Com esse objetivo, a Unimed João Pessoa foi fundada em 16 de dezembro de 1971. Nesta segunda-feira (16), a Cooperativa completa 42 anos com a mesma “bandeira” da fundação: a preocupação com a valorização do trabalho médico e a satisfação do cliente. Para tanto, tem investido em novos projetos para garantir um bom atendimento.
Com esse foco, dois importantes projetos tornaram-se realidade em 2013: o Espaço Viver Melhor, que possibilitou a ampliação dos programas de promoção da saúde da Cooperativa, e o Hospital Moacir Dantas, que, em um primeiro momento, ajudará a desafogar o Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP.

O Espaço Viver Melhor funciona no Bairro dos Estados e dispõe de toda a estrutura necessária para a realização dos programas de promoção da saúde da Cooperativa. O objetivo é orientar os pacientes para que adotem hábitos e atitudes mais saudáveis, evitando a ocorrência de doenças ou o agravamento daquelas que, porventura, a pessoa já tenha.

 Espaço Viver Melhor visa orientar pacienrtes para hábitos e atitudes mais saudáveis (foto: divulgação)

O Hospital Moacir Dantas, localizado na Avenida Beira-Rio, onde antes funcionava o Hospital Memorial Santa Thereza, é voltado para o atendimento a casos clínicos e ambulatoriais, desafogando o Pronto Atendimento (PA) do Hospital Unimed JP.

Hospital Moacir Dantas foi inaugurado recentemente pela cooperativa (foto: reprodução)

Para os próximos anos, outros projetos estão sendo desenvolvidos sempre pensando em levar para o cliente o que se tornou uma marca da Unimed JP nestas mais de quatro décadas: pioneirismo e qualidade.

 

LIDERANÇA

A Unimed JP é a maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Atualmente, conta com cerca de 130 mil clientes e mais de 1,5 mil médicos cooperados. A rede de atendimento é a mais completa do segmento de saúde privado do Estado, incluindo duas unidades próprias – os hospitais Unimed JP e Moacir Dantas. A Cooperativa oferece, ainda, diferenciais como o Espaço Viver Melhor e o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD). Tudo isso para garantir, além de uma melhor assistência à saúde, mais qualidade de vida e humanização para os clientes.

A criação da Unimed JP é marcada pela persistência, coragem e ousadia dos médicos que fundaram a Cooperativa. As dificuldades encontradas para a criação da Cooperativa foram inúmeras, mas a vontade de oferecer saúde de qualidade para a população e trabalho digno para os médicos foi maior.

Em 1971, o sistema público de saúde do país vivia um colapso. Grupos mercantilistas aproveitaram a oportunidade para oferecer atendimento a uma população que não mais suportava a péssima assistência oferecida pelo sistema público de saúde. Esses grupos estavam pouco preocupados com a qualidade da assistência prestada à população e, menos ainda, com a remuneração dos médicos, cada vez mais explorados. Dentro desse contexto, surgiu a Unimed João Pessoa, uma das primeiras cooperativas médicas de todo o mundo. A primeira Unimed foi criada na cidade de Santos, São Paulo, em 1967.

A ideia de fundar a Unimed JP foi do oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, falecido em agosto de 1987, que leu um artigo publicado na revista “O médico moderno”, contando a experiência desenvolvida em Santos. O oftalmologista foi até aquela cidade verificar o que era necessário para fundar uma cooperativa semelhante em João Pessoa.

Ao voltar à Capital paraibana, uma das primeiras providências de Urquiza foi sair em busca da adesão de 20 médicos, número mínimo necessário para fundar uma cooperativa. Ele convocou alguns companheiros para saírem pela cidade em busca de novos cooperados. Os médicos aproveitavam um intervalo e outro de atendimento nos consultórios, clínicas e hospitais da cidade, para explicar aos colegas os benefícios que a Cooperativa traria. E assim, em 16 de dezembro de 1971, a Unimed JP foi constituída com 106 médicos cooperados.

Hospital de Unimed em João Pessoa (Foto: Divulgação)

 

CURIOSIDADES

Equipe inicial

Até março de 1973, a Unimed JP tinha apenas seis funcionários. Eles faziam de tudo um pouco: desde a emissão das carteiras dos planos até regar o jardim e servir cafezinho aos clientes. Os diretores também caíam em campo. Urquiza, por exemplo, chegou a comercializar planos.

Sedes administrativas

Antes da sede atual, a Unimed JP já funcionou em outros três locais. Nos dois primeiros meses, ficou na antiga sede da Associação Médica da Paraíba, na Rua das Trincheiras, Nº 42. Em seguida, funcionou em uma casa alugada na Rua Santos Dumont, número 133, onde ficou quase um ano. Depois, foi transferida para a Rua Odon Bezerra, 144, em Tambiá. A sede própria e atual foi adquirida em 26 de fevereiro de 1980. No dia 19 de fevereiro de 2004, o prédio foi reinaugurado após uma reforma e ampliação.

Primeiros clientes

Foi com o extinto Banco do Estado da Paraíba (Paraiban) que a Unimed JP fechou o primeiro contrato empresa, em 30 de maio de 1972, pouco mais de cinco meses após a fundação. A negociação foi feita, diretamente por Alberto Urquiza Wanderley. O primeiro plano particular foi comercializado dentro da própria Unimed JP. A funcionária Euracy Fabrício de Sousa, que tinha a função de visitadora hospitalar – uma espécie de assistente social -, assinou o documento histórico.

Assessoria