Universidade Federal de Campina Grande celebra 14 anos de criação neste sábado

Universidade Federal de Campina Grande celebra 14 anos de criação neste sábado

ufcg ANIVERSARIAUFCG se destaca na capacitação de pessoas, nas diversas áreas do conhecimento (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Cam­pina Grande (UFCG), criada em 2002, chega ao seu 14º aniversário – nesse sábado, dia 9 – referendada como uma das instituições que mais colaboram para o desenvolvimento da educação e ensino, da ciência e tecnologia, e da cultura e artes no estado e no Nordeste.

Contribuído na formação profissional e de pesquisa, a UFCG é destaque nacional nas ciências agrárias, sociológica e tecnológicas. Na última avaliação do Ministério da Educação, obteve conceito 4 (de um máximo de 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) o que a credencia como uma das melhores do País e a 7º no Nordeste.

Na avaliação do reitor Edilson Amorim, é visível a mudança sociocultural opera­da pela presença da UFCG nas cidades contempladas com a expansão – Cuité, Pombal e Sumé – e a constante renovação provocada nas demais onde a universidade está instalada (Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras).

“A difusão de vagas no ensino de graduação em regiões interioranas do estado, com a presença da pós-gradua­ção e suas atividades de pesquisa e de extensão, define nossa universidade como instrumento indispensável de formação e de desenvolvimen­to para uma expressiva parcela de nordestinos que vivem distante das capitais”, comentou.

“Além de cumprir com a missão de suprir a demanda por profissionais de formação superior, a UFCG tem se destacado na capacitação de pessoas, nas diversas áreas do conhecimento, habilitando-as para atender às mais diferentes especializações”, pontuou, salientando a busca constante da comunidade acadêmica pelo fortalecimento do diálogo com a sociedade e os setores produtivos, numa plataforma de transferência do saber.

ClickPB