Universitários de Santa Rita voltam às aulas com transporte de graça garantido pela Prefeitura.

Universitários de Santa Rita voltam às aulas com transporte de graça garantido pela Prefeitura.

onibusEstudantes universitários de Santa Rita têm motivo duplo para comemorar nesta terça-feira (13). Um é o retorno às aulas na Universidade Federal da Paraíba depois de quase quatro meses de greve e o outro é a retomada do serviço de transporte gratuito oferecido pela PMSR.

A disponibilidade dos ônibus, considerada essencial para quem necessita ir e voltar de João Pessoa todos os dias para assistir aula, foi diminuída e praticamente abandonada durante a gestão do ex-prefeito cassado, Reginaldo Pereira, e o valor gasto com as passagens estava pesando no fim de cada mês, deixando de ser investido em outro setor.onibus 2

De acordo com Rubens Scaponi, presidente da Associação Universitária Santarritense (AUS) mais de mil e quinhentos alunos estão inscritos para utilizar os ônibus. Ainda segundo ele, na gestão anterior, os veículos estavam sucateados, por isso, os horários e locais de saída ficavam comprometidos. “A ideia inicial era que saíssem ônibus de três locais, mas na maioria das vezes, saía só de um. Tinha estudante que precisava sair de Tibiri para pegar o transporte no centro da cidade, sem falar nas vezes que eles quebravam e colocavam a vida de todos em risco”, explicou.

Segundo Hélio Henrique, responsável pelo setor de transportes da Prefeitura Municipal de Santa Rita, dois ônibus foram consertados e colocados à disposição dos universitários. “Nós seguimos a orientação do prefeito que pediu que déssemos prioridade aos trabalhos para retomar esse serviço criado por ele. Educação é fundamental e os estudantes não poderiam ser prejudicados”, disse.onibus 3Hélio Henrique também explicou que os veículos saem nos três turnos, às 06h30, ao meio dia e às 18h. São dois pólos: um sai do Alto das Populares e o outro de Marcos Moura. Eles passam pelas principais ruas da cidade até a Praça do Chafariz e depois seguem para a UFPB. No turno na noite um dos ônibus aumenta o itinerário e vai até o Eitel Santiago para que os estudantes cheguem em casa com segurança.

“Uma atitude como essa é de extrema importância. Sem esse transporte, muitos alunos de baixa renda não teriam condições de voltar às aulas. Nunca tivemos quem fizesse isso por nós”, afirmou Rubens, que também é estudante.

Agência Santa Rita