Vacina contra a gripe continua disponível nas unidades de saúde de Santa Rita

A vacina contra a gripe continua disponível nas unidades de saúde de Santa Rita e o acesso à imunização foi estendido para a população em geral, independentemente de pertencer aos grupos prioritários, alvos da campanha nacional que teve início em abril e que acontece todos os anos.

Santa Rita atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 90% do público alvo. O município conseguiu uma cobertura vacinal de 90,66%, o que corresponde a 22.517 pessoas imunizadas contra o vírus da Influenza.

A decisão de disponibilizar a vacina para os usuários de qualquer faixa etária foi possível pelo cumprimento da meta e a vacinação será ofertada enquanto durarem os estoques, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

As doses estão disponíveis em qualquer Unidade de Saúde da Família do município, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Para ter acesso ao benefício, o usuário deve apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação.

Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza aconteceu no período de 17 de abril a 9 de junho, sendo 13 de maio o dia de mobilização nacional – Dia D. Os grupos prioritários, alvos da campanha, foram pessoas com idade a partir de 60 anos, crianças a partir dos 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e professores de escolas públicas ou privadas, além de pessoas privadas de liberdade ou com atuação profissional no sistema prisional.

Apesar de estar disponível para a população em geral, a Secretaria de Saúde ainda alerta pessoas do grupo prioritário que não tomaram a vacina para que não deixem de se imunizar e garantir a proteção contra os principais vírus da gripe.

Secom-PB