Vereador causa polêmica após dizer que imagem de santo em obra iria amaldiçoar cidade; ouça

O vereador Zico (PSDC) da cidade de Pitimbu, causou polêmica após fazer uma declaração a respeito da não instalação da imagem de um santo na reinauguração de uma ponte no município.

Em um áudio divulgado em redes sociais, o vereador afirma estar alegre pela decisão do prefeito em desistir de colocar a imagem na ponte, acrescentando que ele “olhou pelo aspecto religioso de [a imagem] amaldiçoar a cidade”.

A declaração causou revolta na comunidade católica do município que repudiou a atitude.

Em contato com o Portal paraiba.com.br, o vereador afirmou que usou um termo inadequado e pediu desculpas pela comunidade que se sentiu atingida pela fala. Ele explicou que a solicitação para retirada da imagem partiu da comunidade evangélica da cidade.

“A repercussão se deve ao fato do momento do agradecimento. Usei um termo que os pastores usam e eu entendo conforme eles que a imagem ia trazer coisas negativas”, apontou, porém não atentou para o fato de que ao repercutir a fala do líder religioso não minimiza o preconceito da colocação.

O vereador ainda afirmou que a imagem não seria de Nossa Senhora como destacaram os católicos, mas sim de São Pedro, o que também não minimiza a intolerância.

De acordo com o vereador o motivo maior para a solicitação da retirada da imagem seria porque ela fere a laicidade do estado, esquecendo-se que em muitas casas legislativas lê-se a Bíblia antes das sessões, o que por si só, também feriria a laicidade.

“Na hora eu falei um termo que os pastores estavam falando, é minha profissão de fé, mas eu poderia ter evitado o termo. Esse termo é que não soou bem aos católicos e houve a manifestação e repercussão. Foi um termo não apropriado poderia ter evitado, não era necessário”, admitiu.

O vereador disse que está procurando desafazer o mal entendido e pediu perdão a todos que se sentiram ofendidos, alegando que não quis desrespeitar a fé de ninguém, mas acreditando que existe uma distância entre desrespeitar a pessoa e professar a fé.

Paraíba.com