Vereador cobra elevação da ponte entre Valentina e Mangabeira

Ao longo dos anos, principalmente nos períodos chuvosos, a preocupação é grande para os moradores daquela região às margens do Rio Cuiá (Foto: Reprodução)

O recorrente alagamento na via de acesso entre os bairros do Valentina e Mangabeira, localizados na Zona Sul de João Pessoa, é um problema antigo que ainda não foi solucionado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Desde o início do mandato do prefeito Luciano Cartaxo, em 2013, vereadores com atuação no bairro do Valentina, como Marmuthe Cavalcanti (PSD) e o então vereador Sérgio da Sac (PRP) cobram a realização da obra.

Ao longo dos anos, principalmente nos períodos chuvosos, a preocupação é grande para os moradores daquela região às margens do Rio Cuiá, para quem precisa trafegar por aquela via pública (Rua Brasilino Alves da Nóbrega).

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), que é morador do Valentina, vem lutando desde o início do seu mandato para que a ponte entre os dois maiores bairros da Capital seja elevada ou reconstruída, evitando alagamentos e a interrupção do tráfego de veículos no local. Para isso, já apresentou uma emenda parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício financeiro de 2017, e os requerimentos 287/2013 e 6.662/2017, visando também à melhoria da mobilidade urbana entre os bairros.

“A construção de uma nova ponte entre os dois maiores bairros de João Pessoa é uma demanda histórica que temos acompanhado de perto há vários anos, junto à população local e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Esta importante obra resolverá definitivamente um problema crônico, que envolve infraestrutura, mobilidade urbana e moradias precárias”, disse Marmuthe.

Segundo o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal por suspeitas de desvios nas obras do Parque da Lagoa, não existe a possibilidade de executar tal projeto ainda neste ano.

O vereador apurou que a atual gestão municipal lançou edital para selecionar empresas para construção de um novo acesso e ponte entre os bairros, ligando o Valentina II – na Rua Celita Lira Portela – com a principal de Mangabeira por dentro, via Rua Abel Bezerra de Lima.

Os editais para realização das duas obras foram publicados ainda no ano de 2013 (21/11/2013) no Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Estado da Paraíba. Na época, nenhuma empresa teve interesse em atender ao chamado do Executivo municipal e as licitações foram consideradas desertas.

“A elevação da ponte na ladeira Valentina-Mangabeira estava prevista há algum tempo, mas o problema é que o recurso não foi enviado pelo governo federal e a licitação foi revogada. Mas agora deve sair o recurso de uma emenda impositiva e, finalmente, a tão sonhada obra poderá acontecer”, acredita Marmuthe.

ClickPB