Vereador e fiel aliado de Veneziano é o novo presidente do Podemos na Paraíba

Levado ao Podemos pelas mãos do deputado federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o vereador de Campina Grande Galego do Leite, que respondia até então pela direção do Podemos na cidade, anunciou ontem (30) que assumiu a direção estadual do partido na tarde de ontem, segunda-feira, 29.

 

De acordo com ele, a mudança na presidência da legenda na Paraíba atende a uma estratégia do comando nacional do partido, que busca fortalecer a sigla nos estados para garantir maior representação na Câmara Federal e no Senado. O deputado estadual Janduhy Carneiro disse, no entanto, que não foi comunicado desse fato e que o caso está na Justiça.

 

O vereador que foi uma indicação de Veneziano para assumir o comando da legenda quando era ainda PTN, é um fiel escudeiro do deputado federal e assume o Podemos após conversas de Veneziano com a presidente nacional, Renata Abreu, que ininiou uma disputa judicial com a direção estadual que tinha Janduhy Carneiro como presidente.

 

O vereador campinense afirma ter o aval da Executiva Nacional para comandar o partido na Paraíba. “Conforme conversado com a nossa presidente nacional, Renata Abreu, precisamos garantir que o Podemos supere a chamada cláusula de barreira, elegendo, para isso, representantes para a Câmara dos Deputados”, explicou Galego.

 

Há informações que toda essa articulação e disputa judicial são para ter Veneziano no partido e fortalecer o fundo partidário com um representante da Câmara Federal.

Galego do Leite foi eleito pelo PMN, e discordava da presidente do partido Lígia Moura, que levou a legenda para a gestão tucana nas eleições de 2016 em Campina Grande. Contrariando a direção do partido, Galego do Leite permaneceu na oposição e apoiando o candidato a prefeito da cidade em 2016, Veneziano Vital. Ele enfrentou e venceu um processo judicial onde o PMN pedia o seu mandato após ele ter mudado de legenda e se filiado ao Podemos.

PB Agora