Vereador parabeniza profissionais pelo Dia dos Professores - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Vereador parabeniza profissionais pelo Dia dos Professores

ptO vereador Benilton Lucena (PT), em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (15), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), homenageou os profissionais da educação pela passagem do Dia dos Professores, que é comemorado nacionalmente em 15 de outubro.

Benilton Lucena parabenizou todos os profissionais da educação, em especial os professores das redes municipais, estaduais, federais e particulares de ensino. “Só temos a agradecer”, destacou. Segundo o vereador, “é preciso valorizar essa categoria tão sofrida, que faz com que todos possam exercer sua cidadania”.

O parlamentar, que também é professor, lembrou que a origem da data comemorativa remonta a um Decreto Imperial expedido por D. Pedro I, em 1827, o qual criou o Ensino Elementar no Brasil. O vereador ainda recordou que, em 1963, a data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar, com o objetivo de promover solenidades para enaltecer a função do professor na sociedade moderna.

Benilton apresentou Voto de Parabéns aos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa, da Paraíba e dos Estabelecimentos Privados do estado, nas pessoas de Daniel de Assis, Carlos Belarmino e Ana Júlia Cardoso. Segundo o vereador, o voto é devido ao “excelente trabalho desempenhado na busca de melhores condições para esses profissionais”.

O parlamentar ainda apresentou Voto de Desagravo a administrações que se recusam a promover o aumento salarial dos professores de acordo com o índice de custo por aluno.

Para Benilton, o professor tem um papel social maior e de particular relevância na sociedade. “Eles transmitem o conhecimento que servirá de base à formação dos demais profissionais”, comentou. O vereador ainda citou palavras do professor Salomão Becker, que afirmou que “professor é profissão; educador é missão”.

O parlamentar elogiou o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), pelo diálogo estabelecido com a categoria, pela instalação da mesa de negociação e ainda pela sensibilidade em receber representantes do Sindicato de Trabalhadores em Educação do município para que negociassem o aumento salarial.

Professores de JP têm 4º melhor salário do país

Benilton destacou as vitórias dos profissionais na Capital em busca de melhorar a educação do município. “São cerca de 3.200 educadores, que se dividem entre as 95 escolas e os 52 Centros de Referência em Educação Infantil, os Creis. Docentes que são remunerados com o quarto melhor salário das capitais, sendo os primeiros da região Norte/Nordeste qualificados com cursos de pós-graduação e recepcionados com instituições de ensino, que ofertam segurança e conforto”, afirmou.

“O professor vê o futuro, faz o bem não só para si, mas para a sociedade, porque sabe que o exemplo é sua vida. Ser professor é fazer o bem sem olhar a quem, é saber que o futuro vai depender da decisão do aluno que você um dia ensinou e preparou com dedicação. Ser professor é acreditar que o bem existe e que o amanhã poderá ser melhor”, finalizou Benilton.

O presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP), juntamente com os vereadores Dinho (PR), Bruno Farias (PPS), Sérgio da Sac (PSL), Marco Antônio (PPS), Bosquinho (DEM) e Fernando Milanez (PMDB) se acostaram ao pronunciamento de Benilton. “Parabéns a todos aqueles que se dedicam ao magistério. Não é uma profissão que se escolhe, é uma predestinação que se aceita. Tudo que somos devemos a quem nos ensinou”, destacou Bruno.

Bosquinho também elogiou o parlamentar pela iniciativa da propositura. “Parabenizo Benilton por reconhecer o esforço e a dedicação desses profissionais que ensinam gerações. Vossa Excelência tem em sua luta parlamentar a defesa da melhoria da qualidade de vida dos pessoenses e da educação municipal”, ressaltou.

Clarisse Oliveira