Vereador pede à FPF cópia de borderôs de jogos das Séries C e D

vereador renato martinsO parlamentar Renato Martins (PSB) revelou, em seu pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que encaminhou ofício à Junta Administrativa da Federação Paraibana de Futebol (FPF) solicitando a cópia dos borderôs de todos os jogos dos clubes Treze e Botafogo da Paraíba nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro. Para o vereador, há indícios de que os valores declarados pela Federação não correspondem ao que foi realmente arrecadado.

Conforme explicou o parlamentar, o borderô é um balanço contábil de cada jogo, onde são discriminadas as receitas e as despesas referentes ao evento esportivo. Ele informou que escolheu um jogo realizado entre o Botafogo da Paraíba e o time de Vitória da Conquista, em julho do ano passado, para comparar os valores declarados pela FPF e aqueles que constam no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Renato Martins denunciou que, de acordo com seus cálculos, existe uma diferença de mais de R$ 1.000 entre os dois documentos, o que aponta para irregularidades na administração dos recursos pela FPF, que declarou valores inferiores aos informados pela CBF.

“Essa diferença lança muitas perguntas. Se há fraude em um jogo, pode haver em outros. O que estamos pedindo são informações sobre o real valor arrecadado nos demais jogos do Botafogo da Paraíba e do Treze no Campeonato Brasileiro. Esse montante fez e continua fazendo falta ao desenvolvimento do futebol paraibano”, analisou o vereador.

Renato Martins também comemorou a recente decisão judicial que resultou no afastamento da presidenta da FPF, Rosilene Gomes, que respondia pelo órgão há mais de 20 anos. “A Justiça entendeu o que a ruas solicitavam, compreendendo que o futebol paraibano estava atrofiado, sem desenvolvimento tanto em nível profissional quanto amador”.

 

Érika Bruna Agripino