Vereadora apresenta projeto que dará mais segurança em veículos escolares

O Projeto de Lei (PL) que veda o uso de pelícRaissa lacerda 1ulas, cortinas e adesivos nos vidros dos veículos destinados ao transporte escolar, começa a tramitar na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A proposição é da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), cuja preocupação, diz a justificativa, “é garantir a segurança das crianças e adolescentes transportados por estes veículos. O texto será inserido na Lei Municipal que dispõe sobre o transporte escolar.

Com a obrigatoriedade da transparência do vidro usado em veículo escolar, qualquer transeunte pode visualizar seu interior, e notificar atitudes suspeitas às autoridades”, declarou Raíssa Lacerda. Ela lembrou, ainda, “que a transparência pode facilitar o trabalho dos fiscais do trânsito quanto ao uso de cintos de segurança”.

De acordo com o PL da parlamentar, “a proibição da utilização de películas que impeçam ou dificultem a visão do interior dos veículos escolares, visa a garantir a segurança de crianças e adolescentes, seja com o objetivo de coibir atos de abuso e demais violências seja a fim de facilitar a fiscalização quanto à utilização dos dispositivos de segurança, colocando o menor a salvo de qualquer tratamento abusivo”, esclareceu Raíssa Lacerda.

A vereadora ainda lembrou que a medida já foi adotada por meio de decretos semelhantes ao presente projeto, no Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Manaus (AM) e São Paulo (SP), e foi bem aceita pela população e pelos próprios responsáveis pelo serviço de transporte escolar.

Da assessoria da vereadora (Francisco Pinto Neto)

SECOM CMJP