Violência: Bruno Cunha Lima diz que Campina não é tratada como cidade grande - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Violência: Bruno Cunha Lima diz que Campina não é tratada como cidade grande

violencia - bruno cunha limaO vereador de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, afirmou que pode atestar a violência da cidade como representante popular e também como vítima. Bruno afirmou ter “mudado a rotina de vida por causa da insegurança”. O vereador revelou que recentemente sua irmã foi vítima da violência no estacionamento de um shopping e chegou a ter a clavícula quebrada.

Para Bruno, Campina não é tratada com a grandeza que merece, pois apesar de ter população estimada de 400 mil habitantes, cotidianamente chega a um milhão devido aos estudantes e comerciantes. O vereador afirmou que “Guarabira tem mais policiais do que Campina Grande”, o que chega a ser um contraste ao comparar o porte das duas cidades.

De acordo com o vereador, a rotina da cidade também está sendo comprometida devido à constante onda de insegurança. “Tem afetado comércio, restaurantes, bares”, constatou.

O problema da crescente violência na cidade, de acordo com o vereador é administrativo. Bruno Cunha Lima acredita que, para que o problema seja solucionado devem-se priorizar a política salarial; equipamentos condizentes com a necessidade; treinamento; convocação de concurso; e uma política administrativa. Para ele, é necessário que haja um “planejamento e estabelecimento de metas” para controlar a violência da cidade.

Pesquisa

Em pesquisa recentemente divulgada pela ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, a cidade de Campina Grande apareceu como 25ª cidade mais violenta do mundo. Campina é a cidade do interior mais violenta do Brasil.

João Pessoa ocupa a 9ª posição do ranking, já Campina Grande aparece como a 25ª cidade mais violenta. Os dados utilizados para classificar os municípios como mais ou menos violentos foram as taxas de homicídio do ano de 2013 de cidades com mais de 300 mil habitantes.

No ranking, João Pessoa tem uma taxa de 66,92 homicídios por 100 mil habitantes. Já Campina Grande apresenta uma taxa de 46,00 homicídios por 100 mil habitantes.